Vereador de Penha é o primeiro presidente do PARLAAMFRI

Na noite de ontem (25), o PARLAAMFRI elegeu, no auditório da AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu), seu primeiro presidente. Aquiles da Costa (PMDB), vereador de Penha, e seu vice, Altino Júnior (PMDB), de Porto Belo.

Antes da eleição da mesa diretiva os 69 parlamentares trabalharam nos últimos ajustes do estatuto e do regimento interno da instituição. Ficou estabelecido que a sucessão não se fará por um membro da mesma câmara. Uma espécie de rodízio entre os legislativos ficou acertada, tendo mandatos “diferentes” em 11 anos.

A votação secreta aconteceu por meio de cédulas e em poucos minutos o resultado foi divulgado. “Considero um dos maiores desafios da minha vida, mas a política é feita de desafios e eu estou preparado”, disse Aquiles, como presidente eleito. Já o oponente Níkolas Reis (PT), frisou que todos se saíram vencedores ao se referir à concretização do parlamento como a realização de um sonho.

Em seu primeiro ato como autoridade máxima do Fórum Parlamentar Permanente, Aquiles nomeou o idealizador do PARLAAMFRI, vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), como presidente de honra do novo Poder regional. “Tomem com muito carinho esta ideia. Está nas mãos dos senhores a transformação e o reconhecimento que este parlamento precisa ter”, destacou Pissetti ao deixar a cadeira da presidência.

Após a posse, presidente e vice conheceram os nove colegas de mesa, representantes de cada cidade, inclusive com a participação da Casa de Leis de Luiz Alves, que até então não havia confirmado a presença. Nesta legislatura Itajaí está representada pela vereadora Susi Bellini (PP), que a todo o momento esteve engajada no processo de instalação do Fórum. “Vamos trabalhar para que cada vez mais vereadores agreguem ao nosso PARLAAMFRI”, falou.
A primeira assembleia ordinária está marcada para o dia 5 de agosto, às 17 horas, novamente no auditório da AMFRI, e instala oficialmente o Fórum Parlamentar Permanente.

Prestígio

A eleição que definiu o primeiro presidente do PARLAAMFRI foi marcada pela participação de autoridades estaduais e nacionais. Além do comparecimento do Deputado Estadual Adherbal Ramos Cabral, o Deba, contou também com a participação do sub secretário nacional de planejamento de aqüicultura e pesca, José Cláudio Vermohlen, e do assessor da Secretaria Geral da República, José Mauro Cassimiro.

Eles estiveram no evento e falaram da vinda do Presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva para o lançamento do Ministério da Pesca, em comemoração ao dia do pescador, que acontece nesta sexta-feira. Na oportunidade os vereadores foram convidados a estarem juntos na solenidade presidencial.

O Presidente da Câmara itajaiense, vereador Luiz Carlos Pissetti, aproveitou a deixa para pedir aos assessores de Lula, que noticiassem o Fórum Parlamentar Permanente ao líder da nação. “Vocês estão vivendo um momento histórico aqui conosco, passem isto ao nosso Presidente, é o primeiro Parlamento Regional de Vereadores no Brasil”, finalizou Pissetti, sendo em seguida convidado a estar junto de Lula para levá-lo a notícia pessoalmente.

* Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 9604.6979, com Herval Angelo Esmeraldino, secretário de comunicação e promoção social.