Comissão de ética vai fiscalizar vereadores de Itajaí

Na sessão desta quinta-feira (18), os vereadores de Itajaí aprovaram o projeto de resolução que cria a Comissão de Ética da Câmara Municipal. A proposta, que parte da mesa diretora, pretende apurar eventuais desvios éticos dos parlamentares. Os trabalhos devem se iniciar ainda este mês.

Instalada a bancada, seus membros elegem um presidente e um relator através de voto da maioria simples. “Nós vereadores muitas vezes somos cobrados pela má conduta de políticos da esfera estadual e nacional, então a nossa comissão de ética se faz necessária para dar ainda mais transparência e uma maior tranquilidade ao nosso cidadão”, disse o Presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Pissetti.

Para o vereador da oposição, Laudelino Lamim (PMDB), este é mais um avanço do Legislativo itajaiense. “Isso só nos dá mais credibilidade, pois somos ficais do executivo e também devemos ter nossos trabalhos acompanhados para melhor exercício da transparência”, finalizou. O projeto ainda prevê a normatização do funcionamento de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na qual o Poder ainda não possui uma resolução.

A nova comissão será composta por seis parlamentares. Democratas, PDT, PMDB, e PP terão seus representantes por disporem de dois vereadores cada na atual legislatura. Já PR, PSDB, PC do B e PT (cada qual representado por um vereador), realizam sorteio que determina dois enviados dos quatro partidos concorrentes.

* Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 9604.6979, com Herval Angelo Esmeraldino, secretário de comunicação e promoção social.