Câmara cria concurso sobre meio ambiente

Na primeira sessão esporádica, realizada nesta quarta-feira (17), a Câmara de Vereadores aprovou o projeto que cria o “Concurso Meio Ambiente no Século 21”. A proposta partiu da mesa diretora e vai envolver jovens de escolas públicas e particulares de Itajaí com a preservação ambiental.

Alunos do ensino fundamental e médio, devidamente matriculados, terão a oportunidade de expressar seus talentos por meio de três modalidades. As melhores fotografias, redações e desenhos serão premiadas pelos patrocinadores do evento. Os participantes concorrem em duas categorias: de seis a 12 anos e de 13 a 16.

O objetivo da “competição” é incentivar a participação individual e coletiva na preservação do equilíbrio do meio ambiente. O projeto ainda exalta no estímulo à produção artística dos estudantes os princípios de liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade.

Para o líder da oposição, vereador Níkolas Reis (PT), a premiação das crianças é um estímulo significante. “É uma iniciativa fantástica, esta atitude visa uma geração mais responsável com a consciência ambiental”, disse.

Já o Presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), justificou na falta de preocupação do passado a situação alarmante do aquecimento global. “Temos que agir em dobro, conscientizando as crianças, para recuperar o que nosso desleixo ocasionou”, disse. O evento ainda não tem data prevista e começa a ser planejado a partir da aprovação.

* Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 9604.6979, com Herval Angelo Esmeraldino, secretário de comunicação e promoção social.