Balcão da Cidadania vai emitir carteiras de trabalho

A partir deste mês o Balcão da Cidadania, coordenado pela Secretaria de Comunicação e Promoção Social da Câmara Municipal de Itajaí, passa a emitir carteiras de trabalho. Este é mais um serviço oferecido pelo Legislativo itajaiense, que visa desafogar as filas nas demais instituições da cidade para proporcionar conforto ao cidadão.

A medida foi aprovada com a assinatura do convênio número 266/2009, entre a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), do Estado de Santa Catarina, e a Câmara de Vereadores de Itajaí. Durante esta semana três funcionários do Balcão realizam capacitação, na cidade de Florianópolis, para o início imediato dos serviços.

Segundo o secretário de comunicação da Câmara, Herval Angelo Esmeraldino, o objetivo do legislativo é assegurar os direitos dos munícipes. “Vamos agregar o possível para a prestação de serviço à comunidade, hoje as instituições já não comportam as grandes filas de pessoas em busca de documentos”, disse.

No mês de maio o Balcão bateu recordes de atendimento, ao total foram 475 de 792 desde sua implantação, em março. Dentre os trabalhos oferecidos estão: certidão de nascimento, óbito, casamento, adoção, carteira de identidade, confecção de currículos, além da assessoria jurídica e a parceria com projetos sociais.

Vale lembrar que o horário de atendimento do Balcão da Cidadania é das 8h às 19 horas nas terças e quintas-feiras. Nos demais dias o funcionamento é até às 18 horas. Durante toda a semana não há fechamento para o almoço.

* Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 9604.6979, com Herval Ângelo Esmeraldino, secretário de comunicação e promoção social.