Água e CIP são temas de Audiências Públicas

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade na sessão desta terça-feira, dia 10, dois requerimentos solicitando a realização de audiências públicas, sendo o nº 40/2009 para tratar da questão da água no Município, de autoria do Vereador Marcelo Werner (PCdoB), e o nº 55/2009 para discutir sobre o Centro de Internação Provisória de Itajaí (CIP), da Vereadora Susi Bellini (PP).

A realização de audiência pública proposta por Werner tem como finalidade debater a qualidade da água em Itajaí e assuntos relacionados, como a preservação dos lençóis freáticos e o processo de tratamento de água. Com a aprovação do requerimento, o evento ficou marcado para o dia 23 de março, às 18h, na Câmara Municipal, fazendo parte da agenda de atividades da “Semana da Água”.

Já a audiência pública a respeito do Centro de Internação Provisória pretende discutir amplamente o tema na Casa Legislativa, reunindo Vereadores, comunidade, entidades representativas e autoridades constituídas. O CIP, localizado no bairro Cidade Nova, mantém atualmente 8 jovens internados. De acordo com a Vereadora Susi Bellini, há informações extra-oficiais de que a Secretaria de Segurança Pública do Estado, através da ONG que o administra, iniciou no ano passado uma obra junto ao pátio do prédio já existente com a intenção de transformá-lo em um Centro Regional com vaga para cerca de 50 jovens, podendo receber infratores de outras cidades. A polêmica inclui também um processo de interdição do CIP em trâmite no Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Itajaí, que considera a estrutura inadequada para o fim a que se destina. Esta audiência deve ser realizada no Plenário da Câmara e terá sua data definida em breve pelo Gabinete da Presidência do Legislativo.