Deputado Paulo Bornhausen se reúne com Presidente da Câmara

O Deputado Federal Paulo Bornhausen (DEM) reuniu-se com o Presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti (DEM), na manhã desta sexta-feira, dia 13, para promover a inclusão da cidade em um roteiro de reuniões de trabalho com os municípios atingidos pelas enchentes.

“A intenção desta reunião é apresentar uma prestação de contas, com um balanço federal, estadual e municipal; desatar os nós, os problemas reais, e estabelecer medidas de prevenção”, disse o Deputado Federal. Esta iniciativa é da Câmara Federal, através da Comissão Externa presidida por Bornhausen que acompanha a tragédia climática ocorrida em Santa Catarina, do Governo do Estado, com participação do Governo Federal.

Além de trocar informações e elaborar um plano de gerenciamento de crise na região, outro objetivo é incluir verba no Orçamento da União para criar em Itajaí um Centro de referência mundial em Desastres e Climatologia, envolvendo neste projeto universidades como a Univali, a UFSC, a FURB e também a EPAGRI.

Os organizadores do encontro esperam receber mais de 300 pessoas, incluindo representantes regionais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Corpo de Bombeiros, associações comunitárias e empresariais. A reunião em Itajaí será o encerramento do evento, no dia 06 de março, sexta-feira, a partir das 15 horas, ainda sem definição do local, e terá cobertura da TV Câmara.

“A Câmara de Vereadores agradece o empenho do Deputado Paulo Bornhausen no sentido do prestígio que ele está dando ao Parlamento de Itajaí, esta valorização da Câmara como organismo vivo na comunidade, como fórum de debate. Temos que chamar a atenção das pessoas que a Câmara de Itajaí mudou, e é uma mudança que não tem volta, pois cada vez mais fortalece a Casa e o papel do Vereador na comunidade”, declarou Pissetti.

Na oportunidade, o Presidente mostrou ao Deputado as mudanças promovidas na Câmara de Vereadores, relatou o processo de informatização implantado na Casa, a organização da TV e Rádio Câmara e a criação do Balcão da Cidadania, transformações que visam popularizar o Legislativo. “Este trabalho tem que ser feito, tem que trazer as pessoas para a Câmara, senão o Legislativo se torna um Poder diminuído”, falou Bornhausen.

Pissetti também pediu sugestões ao Deputado Federal na formação do Fórum Permanente das Casas Legislativas dos Municípios que compõem a Região da Foz do Rio Itajaí-Açu. A criação do Parlamento da AMFRI objetiva discutir e propor soluções conjuntas de políticas públicas regionais em diversas áreas como Saúde, Turismo, Preservação Ambiental, Segurança Pública. Bornhausen lembrou a importância de haver simetria de legislação nas cidades envolvidas para agregar valor ao projeto e tratar de políticas públicas na região com eficiência.

Foto: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Itajaí