Câmara define ações de auxílio à comunidade atingida pela enchente

A Câmara de Vereadores de Itajaí poderá adotar medidas especiais para auxiliar a atual e a futura administração no processo de recuperação do município em virtude da enchente que atingiu a cidade no final do mês de novembro. Ampla discussão sobre ações que podem ser implementadas aconteceram no final da tarde desta segunda-feira, dia 1º de dezembro, durante reunião emergencial convocada pelo presidente Paulinho Amândio (PDT), envolvendo todos os atuais vereadores, o prefeito Volnei Morastoni e o prefeito eleito e deputado Jandir Bellini.

Já no início da reunião, o próprio prefeito eleito Jandir Bellini anunciou aos presentes a impossibilidade do comparecimento do prefeito Volnei Morastoni. “Ele me telefonou informando que não poderia vir justamente em virtude de ações emergenciais, mas que está disposto a acatar as sugestões que apresentarmos”, informou Bellini.

Durante a reunião, cada um dos vereadores apresentou uma série de sugestões para minimizar os efeitos da enchente. Entre elas, destacam-se as manifestações do vereador Paulinho Amândio, para que seja oferecida ajuda de custo para que os servidores públicos da Prefeitura e da Câmara possam repor os bens que perderam. Também foi sugerida uma completa reestruturação da Defesa Civil Municipal.

O vereador Luiz Carlos Pissetti sugeriu a imediata implantação do Balcão da Cidadania, já aprovada em Lei, a fim de auxiliar a comunidade na confecção de novos documentos em substituição aos que foram levados pela água. Também foi debatida a necessidade de verificação da liberação das verbas anunciadas pelo Governo Federal e do acompanhamento de aplicação para essas verbas.

Um dos temas debatidos no encontro foi o acúmulo de entulhos nas ruas da cidade resultado do resto de móveis que vem sendo jogado fora pelos moradores e da falta de recolhimento de lixo por parte da empresa detentora da concessão. O que acontece é que também a Engepasa, empresa responsável pela coleta, está operando em caráter precário, já que 80% dos seus funcionários também foram flagelados pela enchente.

O presidente Paulinho Amândio colocou a estrutura da Câmara de Vereadores à disposição do prefeito eleito, Jandir Bellini, para o caso de novas reuniões emergenciais ou sessões extraordinárias a fim de aprovar medidas em caráter de emergência que possam viabilizar o início do seu mandato. “Sendo de interesse do prefeito eleito, convocaremos o legislativo tantas vezes quanto for necessário no decorrer deste mês, a fim de aprovarmos medidas que agilizem o processo de recuperação da cidade”, concluiu Paulinho Amândio.