Câmara homenageia profissionais da educação com prêmio Onadir Tedéo

Cerca de 750 pessoas prestigiaram na noite desta quarta-feira, dia 19, a realização da Sessão Solene de Outorga do Prêmio Profesora Onadir da Silva Tedéo da Educação, promovida pela Câmara de Vereadores de Itajaí nas dependências da Sociedade Recreativa e Cultural da Vila. A noite foi marcada pela homenagem a 21 profissionais da Educação que se destacaram em sua atividade, num evento marcado pela ampla programação cultural.

O Prêmio Professora Onadir da Silva Tedéo de Educação foi idealizado pelo vereador Herval Ângelo Esmeraldino (PP) e contou, neste ano de 2008, com a sua sexta-edição. “Nosso objetivo com a criação do prêmio foi prestar uma homenagem aos professores e demais profissionais da Educação, conferindo-lhes um reconhecimento pelos seus esforços na melhoria constante da qualidade de ensino”, destaca Herval.

Em seu sexto ano de realização, a Sessão Solene teve como tema “A magia de educar”. Partindo deste princípio, a Comissão Organizadora avaliou que, na sociedade moderna, onde a criança e o jovem conta com uma infinidade de opções, o professor tem que se desdobrar, tornando-se ora malabarista, ora contorcionista, visando prender a atenção e despertar o interesse do aluno. “Seguindo essa lógica, transformamos o salão da Vila num grande circo, com malabaristas, palhaços, mas, sobretudo, muita música e arte, realizando uma festa digna de nossos homenageados”, comentou o vereador Herval.

Os homenageados com o prêmio foram indicados por cada um dos 12 vereadores e por nove instituições ligadas direta ou indiretamente ao Ensino. Dessa forma, os professores indicados pelas instituições foram Cilda Silva dos Santos (indicada pelo CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social); Márcia Regina Cordeiro Bavaresco (IFES – Instituto Fayal de Ensino Superior); Maria Bertolina da Silva (Associação Catarinense dos Professores – Núcleo de Itajaí); Maria José Longo Rabello Longen (Conselho Municipal de Educação – Comed); Mara Lúcia Formento (Secretaria Municipal da Educação); Maria Tereza Schulte César (Sindicato das Escolas Particulares); Neoflides Costa Porto (Associação dos Servidores Públicos Aposentados Municipais de Itajaí); Rosa Kazuko Miyasaki Inoue (Univali – Universidade do Vale do Itajaí); e Zali Rosa Martins Neves (Gerência Regional de Educação – GERED).

Os homenageados que tiveram seus nomes indicados pelos vereadores foram José Roberto Provesi (indicado pelo vereador Herval Esmeraldino - PP); Gracia Maria Nascimento Corrêa (Níkolas Reis Moraes dos Santos – PT); Herval Ângelo Esmeraldino (Márcio Silveira –PMDB); Jucely Rosa de Souza (Dalva Maria Rhenius); Lidiane de Souza Cândido (Laudelino Lamim); Márcia Maria Bosco (Elói Camilo da Costa – PMDB); Maria Terezinha das Neves (Maurílio Moraes – PDT); Odete Araújo Castanha (Rogério Nassif Ribas – PP); Odete Jovina Linhares Gaudereto (Luiz Carlos Pissetti); Rosemari dos Santos (João Eduardo Vequi); Tarcísio Tomazoni (Clayton Luiz Batschauer); e Zélia Maria de Amorim Agostini (Paulo Manoel Vicente).