Câmara de Itajaí prepara-se para receber vereador com deficiência visual

A Câmara de Vereadores de Itajaí já está se preparando para receber o vereador eleito pelo PCdoB, Marcelo Werner, portador de deficiência visual. Segundo o Secretário de Administração e Finanças do legislativo, Alexandre Antônio dos Santos, nos próximos dias o vereador eleito deverá ser contactado para que aponte suas reais necessidades a fim de que possa exercer seu mandato sem qualquer barreira já desde o primeiro dia.

Alexandre explica que consultou a Câmara de Vereadores de Botucatu, interior de São Paulo, que conta com um vereador cego na atual legislatura. “Contudo são realidades diferentes já que a estrutura da câmara do interior paulista parece ser bastante menor que a nossa”, destaca.

A maior preocupação com relação à atuação de Marcelo Werner, segundo Alexandre, estaria ligada a votações secretas. “Para tanto, vamos mandar confeccionar cédulas de votação com a escrita normal e inscrições em braile. Todos os 12 vereadores votarão em cédulas iguais, para evitar que se identifique a cédula do vereador Marcelo”, explica.

O Secretário de Administração da Câmara também não vê dificuldade com outros equipamentos, a exemplo de equipamento de informática. Segundo ele, a Câmara têm plenas condições de adquirir impressoras em braile e programas específicos para deficientes visuais. A acessibilidade também não será problema para Marcelo Werner, já que a Câmara já está adaptada em virtude de também possuir um vereador cadeirante. “Além disso, Marcelo poderá contar com quatro assessores de sua livre escolha, que poderão auxiliá-lo no desenvolvimento dos seus trabalhos”, conclui.