Câmara homenageia cidadãos itajaienses em concorrida Sessão Solene

Mais de 500 pessoas assistiram na noite desta quinta-feira, dia 12, a Sessão Solene de Outorga de Títulos e Honrarias promovida pela Câmara de Vereadores nas dependências do Teatro Municipal. Ao todo, foram premiados 23 pessoas com títulos de cidadão emérito e cidadão itajaiense, numa solenidade cheia de surpresas e atrações culturais.

A sessão foi aberta com a execução da música “Ares de Verão”, do compositor Carlinhos Nehues, interpretada pela cantora Geana Cervi, acompanhada pelo tecladista Giovane Sagaz. A programação cultural ainda apresentou o músico Evandro Rassi, tocando o hino nacional no saxofone, uma apresentação do corpo de balé a Escola de Dança Alicia Alonso, e a execução do Hino de Itajaí Luiz Carlos Jacinto, Fabiano Morisco Jacinto e Geane Martins.

Ao manifestar-se em nome das bancadas governistas na câmara, o vereador João Eduardo Vequi (PT), destacou o merecimento da honraria, e o reconhecimento do legislativo pelas ações dos homenageados em prol da cidade. Já o vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), que falou em nome das bancadas de oposição, fez um discurso incisivo sobre a participação dos cidadãos na construção do futuro do município. “Pergunte-se o que você pode fazer para fazer de Itajaí uma cidade melhor e, depois que tiver resposta à essa pergunta, parta para a ação”, acentuou.

Após os discursos dos vereadores, o cerimonial passou à homenagem efetiva, anunciando o nome do homenageado com o título de Cidadão Emérito, destinado aos cidadãos nascidos em Itajaí e que fizeram algo de efetivo pela cidade, e apresentando um breve currículo que justifica a indicação. Foram concedidos títulos de cidadania honorária ao professor Edison d´Ávila, Elisete Furtado Cardoso, Elisiário Pereira Neto, Irmã Valci Ferreira, Jeanine Pereira Malburg, José Salvelino (Zezo) Dalçóquio, Jucelio Patrício, Maria Helena Zwolfer Fóes, Moacyr Werner, Orlando Camilo Pacheco e Reinaldo Lourenço Inácio.

Em seguida, foram homenageados com o título de Cidadão Itajaiense as pessoas que, não tendo nascido em Itajaí, contabilizam ações marcantes para a sociedade itajaiense. Os homenageados foram Acácio Domingos Moser, Attela Jenichen Provesi, Carolina Dagnoni Cunha, Jackson Aluir Corbari, José Bento Rosa da Silva, Manfred (Dedé) Santana, Pe. Alvino Broering, Pr. Pedro Sérgio Gomes, Pr. Sérgio Antônio Corrêa Alves, Renato Pegorim, Márcio Antônio Silveira e Rogério Nassif Ribas.

A Sessão contou ainda com pronunciamento do Pe. Alvino Broering, falando em nome de todos os homenageados, e do Prefeito Volnei Morastoni. O presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho Amândio, encerrou a sessão agradecendo aos homenageados. “Cada um, ao seu jeito, no exercício do seu cotidiano, fez algo de bom para Itajaí. E nós, membros do Legislativo Itajaiense, temos a honra de utilizarmos um direito que nos foi concedido pela sociedade e, na condição de representantes desta mesma sociedade, dizermos obrigado a cada um destes homenageados”, concluiu.