Vereador reclama falta de planejamento para o futuro de Itajaí

“Temos que refletir seriamente sobre um planejamento que solucione os problemas atuais de Itajaí, estruturando o município com uma visão para daqui a 20 ou 30 anos”. A afirmação é do vereador Márcio Antônio Silveira (PMDB), proferida durante seu pronunciamento na tribuna da Câmara durante a sessão desta quinta-feira, dia 21. Márcio lamentou o caos registrado na cidade com relação às fortes chuvas da noite anterior, que trouxeram prejuízos ao município.

Para o vereador Márcio Silveira, Itajaí precisa de um planejamento urgente no sentido de melhorar a infra-estrutura da cidade, incluindo ações que atuem diretamente no sistema viário. “Há um afunilamento terrível no trânsito. O nosso sistema viário servia perfeitamente quando o município tinha 16 mil veículos. Hoje são cerca de 60 mil veículos e só o que foi feito foi a implantação de mão única numa ou noutra rua”, explicou.

O vereador lembrou que, em dia ou épocas de chuva, a situação se aproxima do caos. “Sem contar o aumento de carros na rua, várias são as regiões onde há alagamentos o que complica ainda mais o trânsito”, destacou Márcio Silveira, citando problemas pontuais, como a dificuldade de se chegar ao centro pelo acesso central da BR 101, com os veículos transitando por diversos bairros antes de chegar ao centro, quando a simples inversão da mão de direção da rua Heitor Liberato criaria uma via de acesso direto ao centro.

Márcio concluiu seu posicionamento lamentando as perdas de várias famílias com a enxurrada da noite de quarta-feira, avaliando que o efeito das chuvas poderia ter sido menor se a cidade contasse com um desenvolvimento ordenado e planejado. “Itajaí não tem um planejamento ruim. O fato é que não tem planejamento nenhum”, afirmou o vereador peemedebista.

Intervenções – Em aparte ao pronunciamento de Márcio Silveira, o vereador João Eduardo Vequi (PT), destacou a necessidade de algumas intervenções pontuais para suavizar os problemas de trânsito, citando inclusive a possibilidade da implantação do rodízio de veículos. Também o vereador Elói Camilo da Costa (PMDB), usou da palavra para lamentar a falta de melhorias no sistema de drenagem da cidade. “Só nos bairros São Vicente e Cordeiros, os tubos de drenagem foram colocados há mais de 20 anos, com 40 centímetros de diâmetro. Onde ainda existe tubo, já que a maioria já virou poeira, é preciso substituir por tubos de 60 centímetros”, explicou Elói.