Câmara retoma atividades com proposições importantes para o município

A Câmara de Vereadores de Itajaí retoma as atividades legislativas com o fim do recesso parlamentar nesta quinta-feira, dia 07. Na primeira sessão ordinária do Legislativo deste ano de 2008, com início previsto para às 17 horas, importantes temas já deverão ser apresentados para apreciação o que, segundo o presidente Paulinho Amândio (PDT), já demonstra o firme propósito dos vereadores em trabalhar com afinco buscando viabilizar o desenvolvimento do município.

Na primeira sessão do exercício, deverão ser votadas pelo plenário algumas indicações e requerimentos que já estavam na pauta antes do início do recesso. Ainda assim, os vereadores já estão protocolando novas matérias, como a solicitação para que o município reavalie o espaço da Feira Livre do Fiúza Lima, apresentada pela vereadora Dalva Rhenius (DEM); o pedido para que seja criado em Itajaí a Fundação Pública Municipal do Procon, originário do vereador Nikolas Reis (PT); ou a sugestão para que a Prefeitura promova a implantação de academias de ginástica populares ao ar livre, de autoria do vereador João Eduardo Vequi (PT).

Alguns novos projetos de Lei também já foram protocolados pelos vereadores e devem ser encaminhados durante a sessão de amanhã para serem analisados pelas comissões permanentes da Câmara. Entre os projetos, destacam-se o que dispõe sobre o método de esterilização de cães e gatos em Itajaí, de autoria do vereador Nikolas Reis; um que concede 50% de desconto para doadores de sangue em pontos turísticos e atividades de lazer e outro que proíbe o uso de capacete de motociclistas dentro de estabelecimentos, ambos de autoria do vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM); e um que dispõe sobre a destinação de lâmpadas, pilhas e baterias, de autoria do vereador Clayton Batschauer (PR).

Paulinho Amândio destaca que, apesar das sessões terem transmissão ao vivo pela televisão (TV Itajaí – a Cabo), é importante a presença da comunidade no plenário para acompanhar o trabalho dos vereadores. “Ao acompanhar as sessões, a comunidade tem melhor entendimento dos assuntos que são discutidos na câmara e verificar o trabalho que vem sendo realizado pelo seu vereador”, conclui o presidente.

Posse – O ex-secretário municipal de Segurança, Camilo Santiago, assumiu nesta quarta-feira as funções de Chefe de Gabinete da presidência da Câmara de Vereadores. Camilo substitui Gilberto de Souza, que deixa o cargo para atuar no Executivo Municipal, trabalhando diretamente no gabinete do prefeito Volnei Morastoni.