CPE dos Contêineres solicita ampliação de prazo para apresentação de relatório

A Comissão Parlamentar Especial (CPE), formada para acompanhar as investigações acerca do desaparecimento de Contêineres apreendidos pela Receita Federal no Porto de Itajaí, decidiu solicitar ao presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho Amândio (PDT), a prorrogação do prazo para a apresentação do relatório com as conclusões da CPE. O pedido foi oficializado na tarde desta quarta-feira (16), durante reunião de trabalho da Comissão.

Presidida pelo vereador Nikolas Reis (PT), a CPE também é composta pelos vereadores Rogério Nassif Ribas (PP) e Márcio Silveira (PMDB). “O prazo inicial para a apresentação do relatório era de 60 dias e venceu no dia 22 de dezembro, logo após o início do recesso do Legislativo. Mesmo assim, a Comissão continua com os trabalhos”, enfatiza Nikolas.

O desaparecimento dos contêineres do Porto é objeto de investigação da Polícia Federal, da Receita Federal e da própria administração do Porto, cabendo à CPE da Câmara apenas acompanhar estas investigações para manter informado o Legislativo e, em conseqüência, a própria comunidade. Entretanto, tendo em vista o final de ano e o período de férias, até mesmo as investigações dos órgãos competentes assumiram um ritmo mais lento.

Nikolas explica que a Comissão já está agendando audiências com o delegado da Polícia Federal encarregado do cargo, com o Superintendente da Receita Federal e com a Administração do Porto. “Algumas destas audiências, inclusive, foram adiadas porque as pessoas responsáveis estão em férias e serão realizadas quando do retorno ao trabalho”, explicou o presidente da CPE.

Outra razão pela qual a CPE optou pelo pedido de prorrogação é que a própria Polícia Federal oficializou solicitação à Justiça para a ampliação do prazo de conclusão do Inquérito. “Como nem mesmo o Inquérito Policial está concluído, seria inócuo que a CPE apresentasse qualquer relatório neste momento, porque não temos ainda dados concretos a relatar à comunidade”, concluiu Nikolas Reis, informando que vai ficar no aguardo de um posicionamento do presidente da Câmara para dar continuidade aos trabalhos.