Calinho Mecânico assume cadeira na Câmara de Vereadores de Itajaí

O primeiro suplente de vereador do Partido Progressista (PP), Carlos Augusto da Rosa, o Calinho Mecânico, deverá assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores de Itajaí a partir da próxima quinta-feira, dia 29. Ele substitui o vereador Herval Ângelo Esmeraldino, que estará afastado do cargo pelo período de 40 dias para tratamento de Saúde.

O requerimento solicitando o afastamento do vereador Herval Esmeraldino foi protocolado na Assessoria Legislativa na tarde de ontem, após às 16 horas, prazo limite para que as matérias sejam levadas a plenário. Por esse motivo, o afastamento só terá validade a partir da votação em plenário, que acontecerá na próxima sessão ordinária.

Segundo a Procuradora Jurídica da Câmara, Karla Sodré de Souza, de acordo com o regimento interno da Câmara, o protocolo do requerimento já é uma garantia do afastamento do vereador. “A aprovação pelo plenário é meramente homologatória, já que o afastamento pode ser negado ao vereador apenas se for pedido por motivos pessoais e nunca se for para tratamento de saúde. Como o vereador Herval deverá ficar afastado do cargo por mais de 30 dias, a convocação do suplente é obrigatória”, explica.

Calinho Mecânico deverá assumir o mandato de vereador imediatamente após a aprovação do requerimento. A partir de então, passa a exercer o cargo com todas as atribuições dos demais vereadores, inclusive substituir o titular nas Comissões Permanentes, já que ao suplente é vedado apenas ocupar cargos na mesa diretora.