Vereador propõe pagamento de abono salarial para guardas patrimoniais

Valorizar os servidores que integram a guarda patrimonial estimulando-os para o pleno exercício de sua atividade, é o objetivo do vereador Laudelino Lamim (PMDB), que está propondo ao Executivo Municipal o pagamento de um abono no valor de R$ 150,00 para os guardas que atenderem os critérios estabelecidos para fazerem jus ao benefício. A indicação do vereador foi debatida e aprovada em plenário na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, dia 07 e, segundo o próprio vereador, deve ser acatada pelo prefeito Volnei Morastoni.

Lamim explica que os guardas patrimoniais tem como atribuição a proteção, segurança e vigilância dos imóveis públicos municipais. Com um total de 131 profissionais efetivos e outros 82 contratados, a guarda patrimonial de Itajaí zelam pela segurança durante 24 horas diárias de 82 imóveis de propriedade ou de uso do município.

Segundo Lamim, pela prestação dos serviços os guardas recebem um piso salarial da ordem de R$ 515,95. “A atividade do guarda patrimonial merece melhor remuneração, pois sua ação inibe a ação de vândalos e ladrões, que poderiam gerar prejuízos incalculáveis ao município numa única intervenção”, acentua o vereador.

Para ter direito aos R$ 150,00 de abono sobre o salário, os guardas patrimoniais precisarão atender algumas exigências. Entre elas, a de não possuir mais de cinco ausências justificadas; não cometer nenhuma falta durante sua atividade; forem pontuais nos horários; não abandonarem o posto sem motivo justificado ao seu superior e trabalharem diariamente devidamente uniformizados.