Vereador quer tombamento de vila residencial pelo Patrimônio Histórico Municipal

Proposição apresentada pelo vereador João Vequi (PT), aprovada pelos demais membros da Câmara de Vereadores de Itajaí na sessão desta terça-feira, solicita ao Executivo Municipal estudos técnicos e ampla conversação com a comunidade, visando o tombamento da “Vila da Fábrica de Cimento” pelo Patrimônio Histórico do município. O vereador justifica sua indicação no fato de que, sob a proteção do tombamento, os moradores das residências daquela região desfrutariam de benefícios para a manutenção dos imóveis, a exemplo de descontos e isenção de tributos.

A “Vila da Fábrica de Cimento”, situada na localidade da Murta (bairro Cordeiros) foi ocupada por trabalhadores da Fábrica, que teve seu auge na década de 60. Com a modernização da fábrica, os imóveis se encontram, segundo o vereador Vequi, abandonados do ponto de vista histórico e em avançado processo de deterioração.

Vequi destaca que o “Coreto” existente na Praça da Amizade, região central da Vila, já é tombado pelo patrimônio Histórico de Itajaí por ato legal. “Acreditamos que a recuperação daquela comunidade, resgatando seu valor histórico e sua importância no processo de desenvolvimento econômico de Itajaí, torna-se menos onerosa para a sociedade do que a construção de novas moradias”, conclui o vereador.