Presidente quer assegurar maior dinamismo ao Legislativo no segundo semestre

Ao comemorar o significativo rendimento apresentado pela Câmara de Vereadores no primeiro semestre deste ano, o presidente Paulinho Amandio (PMDB), quer garantir maior dinamismo para o legislativo a partir do fim do recesso parlamentar, no dia 02 de agosto. O início das obras da nova sede, a implementação do programa “Vereador Mirim” e as sessões itinerantes, são alguns dos projetos que devem movimentar o legislativo municipal no segundo semestre de 2007.

Segundo Paulinho Amândio, o desempenho da Câmara de Vereadores de Itajaí no primeiro semestre foi extremamente positivo. “Aprovamos mais de 200 projetos de Lei, o que significa a maior quantidade de projetos de leis neste período já aprovado junto ao Legislativo Itajaiense”, enfatiza.

O presidente destaca que um dos maiores desafios superados no decorrer destes seis primeiros anos de 2007 foi assegurar a harmonia entre os vereadores de todos os partidos e os funcionários da casa. “Com a formação da nova mesa diretora, tivemos a preocupação em promover um bom relacionamento com os demais vereadores e com os funcionários da casa. Afinal, o legislativo é um órgão marcado pela pluralidade de idéias e posicionamentos divergentes, mas conseguimos manter a harmonia, já que é aqui na Câmara que se define o futuro de toda a nossa cidade”, destaca.

Para o segundo semestre, o presidente prevê um período de maior agitação com os projetos já previstos para serem implementados. O primeiro deles é o início das obras da nova sede, cujo período de construção deverá ser de 18 meses. “O projeto da nova sede da Câmara de Vereadores é ousado e inovador, com um perfil ecologicamente correto. Com o aproveitamento da luz natural e o reaproveitamento da água, a expectativa é de que a obra se pague num prazo entre 15 e 20 anos, somente com a economia de energia elétrica e água”, explica.

Outro desafio para o legislativo é a implementação do programa “vereador Mirim”, cujo projeto foi recentemente aprovado pelo plenário. “Este programa vai permitir um amplo entrosamento com a comunidade escolar, num processo eleitoral que vai escolher representantes das escolas públicas e particulares que vão ter mandato de um ano como vereador mirim, com as crianças debatendo os problemas de nossa cidade e oferecendo sugestões, estimulando a cidadania nas escolas”, informa Paulinho Amândio.

Outro projeto que também deve ser implementado a partir do segundo semestre são as “Sessões Itinerantes” da Câmara de Vereadores, com reuniões plenárias acontecendo nos diversos bairros da cidade. “Essas sessões devem aproximar o Legislativo da comunidade. Na maioria das vezes, o cidadão elege o seu vereador, mas não tem oportunidade de acompanhar o seu trabalho no legislativo”, acrescenta.

O presidente pondera, também, que outras ações devem marcar o calendário da Câmara de Vereadores até o final deste ano. “Destacamos a entrega do Prêmio de Educação Professora Onadir Tedéo, previsto para acontecer no dia 15 de outubro, e a Sessão de entrega dos Títulos e Honrarias, tradicionalmente realizada em dezembro”, aponta. Paulinho Amândio acredita que, com estas ações, o legislativo itajaiense terá atuação intensa junto à comunidade nos próximos meses.