Câmara poderá ter intérprete de Libras para atendimento a deficientes auditivos

A Câmara de Vereadores de Itajaí poderá contar com serviço de intérprete para atendimento ao público na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). A medida é decorrente de Projeto de Lei protocolado junto ao legislativo pelo vereador João Eduardo Vequi (PT). Se aprovado o projeto, a Câmara terá prazo de 60 dias para instituir o serviço.

Segundo o vereador Vequi, a implantação de um serviço de atendimento ao cidadão na linguagem de sinais é uma ação que reforça a luta pelo reconhecimento dos direitos do cidadão com deficiência auditiva. “A informação é a matéria-prima da construção do conhecimento e dos valores essenciais à formação dos indivíduos. Torna-se o elemento chave na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, fornecendo condições primordiais para que as pessoas e organizações estejam preparadas para lidar cm o novo, para criar, conquistando espaço e liberdade”, afirma o vereador no texto de justificativa que acompanha o seu projeto.

Na prática, o Projeto de Lei determina que a Câmara disponha de intérpretes para atuar no atendimento direto ao cidadão portador de deficiência auditiva, bem como para traduzir as sessões ordinárias e extraordinárias, solenes, audiências Públicas e Atos Oficiais do Legislativo. A lei ainda permite que a câmara mantenha convênio com entidade capaz de disponibilizar intérprete da Libras para atender o público.