Aprovada na Câmara a instalação do Conservatório de Música de Itajaí

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou na sessão desta terça-feira, dia 19, o Projeto de Lei nº 99/2007, que institui o Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí na estrutura da Fundação Cultural. Ao entrar em operação, o Conservatório deverá firmar uma parceria com o departamento de música da Unicamp (Universidade de Campinas), formando até 60 profissionais músicos a cada três anos em curso de grau técnico. O projeto foi aprovado com emenda de autoria do vereador João Eduardo Vequi (PT), que instituiu a criação de um Conselho Gestor para definir os destinos do Conservatório.

Segundo mensagem encaminhada pelo Executivo para a Câmara de Vereadores, o Conservatório não é apenas um projeto para Itajaí, e sim para todo o Brasil. “Santa Catarina terá um espaço privilegiado de aprimoramento técnico de seus artistas e figurará como um Estado modelo no que tange a qualificação e profissionalização da Música Popular”, destaca.

O Conservatório estará aberto para inscrições de alunos de todo o país, devendo ser reservadas algumas vagas para alunos de Itajaí e região. “Trata-se de projeto inovador e vanguardista, único em nossa cidade, dando uma nova visão do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fundação Cultural de Itajaí, que trata da cultura com a seriedade necessária, estabelecendo um padrão de referência no país”, conclui a avaliação do Executivo.