Câmara vai discutir futuro do Porto em Audiência Pública

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou por unanimidade na sessão desta terça-feira, dia 05, requerimento do vereador Rogério Nassif Ribas (PP), solicitando a reunião de uma Audiência Pública para discutir assuntos referentes ao Porto de Itajaí. Ainda sem data definida, é intenção do proponente da Audiência que o assunto seja previamente debatido entre todos os vereadores, a fim de se realizar uma discussão com resultados concretos.

Os debates que antecederam a aprovação do requerimento já indicam que o tema é polêmico. “Temos que tornar transparentes as questões que envolvem o Porto de Itajaí e obter informações claras sobre a ampliação e melhorias do Porto; a via expressa portuária; os contratos do Teconvi; os novos Portos de Navegantes e Itapoã e a concessão do Porto ao município, entre outros”, declarou Rogério Ribas.

Num pronunciamento contundente, o vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), voltou a manifestar preocupação com o futuro do Porto de Itajaí após o início das operações do Terminal de Navegantes. “Ficamos um ano discutindo o Terreno da Sul Atlântico, a localização da futura capitania dos Portos... Ficamos um ano nos perdendo em detalhes, enquanto se construía um porto inteiro no município de Navegantes, em condições de operar com muito mais eficiência do que o porto de Itajaí”, enfatizou.

Para o vereador João Véqui (PT), o liberalismo econômico é que vai determinar o futuro do Porto de Itajaí. “Nosso porto não vai subsistir se não fizer frente às vantagens econômicas de outros terminais. Não haverá intervenção política capaz de proteger o Porto de Itajaí caso nosso Porto não se mantenha ágil e barato para os usuários”, destacou.

De forma geral, os vereadores questionaram a morosidade nas obras de ampliação e modernização do Terminal itajaiense. Dentre as discussões que devem ser levantadas na Audiência Pública, destaca-se a cobrança pelo cumprimento dos contratos que estabeleciam prazos para a empresa arrendatária promover as melhorias previstas no Terminal.