Vereador propõe implantação de Aeródromo Público Municipal em Itajaí

O vereador Níkolas Reis (PT), está pleiteando junto à Prefeitura Municipal a implantação de um Aeródromo Público Municipal na cidade, em parceria com a Associação Itajaiense de Ultraleves. O vereador protocolou indicação que deverá ser votada futuramente na Câmara, mas já manteve uma reunião com o prefeito Volnei Morastoni na tarde desta sexta-feira, dia 27, para tratar do assunto.

Níkolas explica que, na prática, um Aeródromo é um aeroporto destinado a receber pousos e abrigar aviões executivos e de pequeno porte, atendendo a uma tendência do mercado atual. Em estudo de viabilidade apresentado pelo vereador ao Executivo, destaca-se informação de que segundo a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), o Brasil possui a segunda maior frota de aviação civil do mundo, das quais mais de 38% representam o mercado aviação de pequeno porte. “Além disso, nosso país tem proporção continental e Itajaí está a menos de duas horas, pelo transporte aéreo, de grandes centros como São Paulo e Rio Grande do Sul”, enfatiza.

Para atender o tráfego aéreo na região, o projeto do aeródromo inclui uma pista de pavimento não inferior a 900 metros de comprimento e 30 metros de largura. O pátio de manobras e a área de movimento não deve ser inferior a 15 mil m² e abrigará as áreas de estacionamento e as instalações de facilidades administrativas, além de uma torre de controle. O aeródromo comportará também hangares, área de meteorologia, rádio, etc. Os estudos indicam como local ideal áreas entre a BR-101 e o Centro de Itajaí.

O vereador ressalta, ainda, que a utilização de um aeródromo em Itajaí é mais interessante do que a os aeroportos administrados por estatais, em virtude das taxas cobradas. “Além disso, os aeroportos estatais não se propõem a acolher aeronaves de pequeno e médio porte, desviando muitos aviões para Florianópolis e Blumenau”, conclui Níkolas Reis.