Vereador propõe instalação do Conselho Municipal de Segurança

Envolver a comunidade nas decisões e na implementação das políticas de segurança pública a serem aplicadas na cidade. Este é o objetivo do vereador João Vequi (PT), que protocolou no Legislativo indicação para que a Prefeitura Municipal promova a instalação do Conselho Municipal de Segurança, órgão consultivo da Secretaria Municipal de Segurança Pública. A indicação foi aprovada por unanimidade dos vereadores na sessão desta terça-feira, dia 24.

João Vequi explica que o Conselho Municipal de Segurança já foi criado com a Lei que reestruturou a Secretaria Municipal de Segurança, em dezembro de 2005. “Não obstante sua existência de direito, o Conselho de fato jamais foi instalado”, acentuou.

Para o vereador, as questões envolvendo a segurança pública vão muito além das ações no campo da repressão policial. “Elas precisam ser pensadas sob uma ótica multi-profissional e ter a participação direta dos diversos setores da sociedade. Além das instituições policiais, o Conselho será integrado por setores públicos ligados à cultura, ao esporte e à educação, e por representantes da comunidade organizados em instituições empresariais, OAB, lideranças de associações de bairros e clubes de serviço”, explicou o vereador.

Vequi ressalta, ainda, que há vários anos o município de Itajaí figura nas estatísticas criminais como uma das cidades mais violentas do Estado. “Mesmo que os índices venham diminuindo nos últimos 24 meses, em decorrência de investimentos em equipamentos, a situação ainda merece preocupação e atendimento prioritário do poder público”, conclui.