Vereadores querem manutenção da gratuidade para pedestres no Ferry Boat

Por decisão unânime dos doze vereadores que compõem a Câmara Municipal, o legislativo itajaiense vai encaminhar Moção ao Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, com cópia para o presidente da Assembléia Legislativa, Julio Garcia, solicitando a manutenção da gratuidade para travessia de pedestres pelo Ferry Boat, nos mesmos moldes que a medida é aplicada atualmente. Cópias da moção também serão encaminhadas para conhecimento dos deputados Jandir Bellini (PP) e Ana Paula Lima (PT).

Em Audiência Pública realizada no município de Navegantes no dia 27 de março, o legislativo itajaiense foi representado pelo vereador João Vequi (PT), que já na oportunidade manifestou o posicionamento positivo com relação a manutenção do benefício da gratuidade nos moldes atuais. “O envio desta moção ao governador do Estado também foi uma das propostas apresentadas naquela audiência”, explica Vequi.

Ao defender o envio da moção, Vequi destacou que o legislativo itajaiense não pode ficar alheio à mobilização de toda a sociedade pela manutenção do benefício da gratuidade nos moldes atuais. “Através de um Projeto de Lei em trâmite na Assembléia Legislativa, o Governador quer limitar por faixa salarial tal benefício, que seria concedido apenas aos trabalhadores que comprovadamente recebam até três salários mínimos”, explica Vequi.

O vereador destacou que tal mudança é injusta. “A nossa região apresenta um crescimento econômico acima da média nacional. Em virtude do crescente aumento da arrecadação de impostos para o Estado, tal crescimento justifica a manutenção da gratuidade generalizada”, enfatizou.

Outro motivo apresentado pelo vereador para que o legislativo itajaiense se engaje nesta mobilização é o fato do crescente aumento no volume de moradores de Itajaí que são beneficiados com a gratuidade. “Há dois anos o volume de itajaienses que utilizavam o Ferry-Boat para trabalhar em Navegantes era de 5% do movimento total. Hoje, face ao crescimento econômico do vizinho município, este percentual já chega a 12%, o que implica interesse direto da comunidade itajaiense na manutenção da gratuidade”, assegurou Vequi.