Paulinho Amândio vistoria obras na Dona Mariquinha

Preocupado com o andamento das obras de reurbanização do Loteamento Dona Mariquinha, o presidente do legislativo itajaiense, Paulinho Amândio (PMDB), passou a manhã de hoje (9) vistoriando o local e colhendo informações com os responsáveis. O presidente está contrariado com o atraso das obras, mas disse que ficou “mais tranqüilo” ao tomar conhecimento do reinício normal da reurbanização, que contempla a construção de 59 moradias populares.

As obras do loteamento Dona Mariquinha, no bairro Cidade Nova, fazem parte do projeto Habitar Brasil e iniciaram em 2000 pela construtora Ferreza, que acabou abandonando a construção. As obras foram retomadas em abril de 2006 pela Engepasa e, segundo informações repassadas ao presidente, estão agora seguindo em ritmo normal. “A retomada das obras é um passo muito importante, mas é preciso que o Legislativo esteja atento para que elas não sejam novamente interrompidas. Afinal, contemplarão pelo menos 59 famílias itajaienses, que hoje sonham com a casa própria. Além disso, no loteamento também haverá um Centro Comunitário e uma creche, serviços fundamentais para o atendimento da comunidade”, comenta Paulinho.

Depois de vistoriar o local e colher informações, o presidente do Legislativo deve agendar uma audiência com o prefeito Volnei Morastoni (PT) para assegurar que a reurbanização seja concluída o mais breve possível. As obras são custeadas com recursos do Governo Federal (80%) do Governo Municipal (20%).

Mais visitas – Ainda pela manhã, Paulinho esteve vistoriando outra obra, desta vez na Murta, onde estão sendo construídas 20 casas populares para abrigar moradores da região ribeirinha do rio Itajaí-Açu. Os moradores serão transferidos para as novas residências, já que suas casas estão em área que será ocupada pela Via Expressa Portuária. “Estou satisfeito porque as obras, aqui, estão muito aceleradas. Uma excelente notícia para estas famílias, que hoje vivem em local de muito risco em função das grandes chuvas”, disse o presidente.

O dia de visitas encerrou no início da tarde, quando Paulinho passou pelo Centro de Educação Infantil (CEI) Nilton de Andrade, no bairro Itaipava. No local ele esteve conversando com a coordenadora Cléa Dias Mafra e com a auxiliar da coordenação, Eloísa Maria Mafra. O objetivo da visita foi tomar conhecimento da aplicação de recursos do Orçamento Participativo, que contempla a unidade. “Mais uma visita produtiva e importante, já que o CEI atende 112 crianças de uma das mais importantes comunidades rurais da cidade”, finaliza.