[52ª Sessão Ordinária] Projeto altera Lei que dispõe sobre a implantação de condomínios de lotes e casas

Mudanças são na reserva de área útil e flexibilização nas negociações entre empreendedores e o Município.

#PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores reunidos no plenário. Eles estão sentados em cadeiras pretas, atrás de uma bancada de madeira em formato de semicírculo. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores reunidos no plenário. Eles estão sentados em cadeiras pretas, atrás de uma bancada de madeira em formato de semicírculo. Foto: Davi Spuldaro / CVI
Com 14 votos favoráveis foi aprovado o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 13/2024, em primeira discussão. O PLC faz alterações na Lei Complementar nº 443/2023, que dispõe sobre as diretrizes urbanísticas para a implantação de condomínios de lotes e casas no município de Itajaí.

Segundo a justificativa do projeto, entre as mudanças propostas está a redução de 35% para 20% das área útil dos condomínios para determinadas funções; alocação  das áreas verdes nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) localizadas dentro de condomínios de lotes; isenção de reserva de área para condomínios de até 120 lotes; e maior flexibilidade nas negociações entre empreendedores e a municipalidade, a fim de permitir a destinação de áreas institucionais em localidade diferente ou até mesmo compensação financeira.

O projeto passará pela segunda votação e, se aprovado novamente, será encaminhado para sanção do prefeito.

Projeto autoriza repasse de R$ 20 mil para o Corpo de Bombeiros
O Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 101/2024, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado com 12 votos favoráveis, em primeira discussão. O PLO autoriza a abertura de crédito adicional de até R$ 20 mil para a Secretaria Municipal de Segurança Pública. O valor será destinado ao 7º Batalhão de Bombeiros Militar como contrapartida para a aquisição de um micro-ônibus, avaliado em R$ 420 mil.

Projeto altera composição do Conselho Municipal de Assistência Social
De autoria do Executivo Municipal, foi aprovado com 13 votos favoráveis o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 2/2024, em primeira discussão. O PLO altera a composição do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

De acordo com a mensagem do projeto, o Conselho Regional de Serviço Social solicitou ao CMAS a saída do Conselho Municipal. Desta maneira, para manter a paridade dos representantes governamentais e não governamentais, o próprio CMAS decidiu suprimir a cadeira do Conselho Regional de Serviço Social e acrescentar mais uma cadeira aos representantes de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Aprovados questionamentos sobre preventivo de incêndio das creches
Com 14 votos favoráveis, a Câmara aprovou o Requerimento nº 123/2024 para que o prefeito e a Secretaria Municipal de Educação respondam: referente às inspeções do sistema de prevenção e combate a incêndio nas unidades escolares, como estão os dispositivos de segurança, nas creches e escolas de nosso Município? Como e com que periodicidade são realizadas a fiscalização e manutenção do sistema? As creches terceirizadas que atendem o Município são fiscalizadas? Qual o profissional responsável pela fiscalização? São feitos relatórios das fiscalizações? São solicitadas ainda, quantidade de extintores; a empresa responsável pelas trocas, cópia dos alvarás expedidos pelo Corpo de Bombeiros para as unidades municipais e terceirizadas pelo Município.

Uso da Tribuna

Conservação dos oceanos é destaque na tribuna
A Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu nesta terça-feira (20), para uso da tribuna, o coordenador do Fórum Permanente da Agenda 21, Willian Guimarães Vale. Ele falou por alguns minutos sobre o Projeto de Lei Ordinária nº 133/2024, que estabelece a Política Municipal pela Conservação do Oceano.

Willian destacou que o projeto foi criado a partir de diversas reuniões realizadas com representantes de vários setores da comunidade e, desde o dia 7 de agosto, está em tramitação no Legislativo.

O projeto tem como objetivo promover a preservação e conservação da zona costeira e fomentar a cultura oceânica em Itajaí. Além disso, reconhece o papel dos ecossistemas costeiros e marinhos na mitigação das mudanças climáticas e na conservação da vida marinha.

O PLO passará pela análise das comissões técnicas do Legislativo e, posteriormente, poderá ser votado em plenário.
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.

www.x.com/camaraitajai