[40ª Sessão Ordinária] Câmara de Itajaí declara de utilidade pública a Associação Laços Encontrados e o Cepesi

Organizações trabalham com ações relacionadas à adoção e economia solidária.

#PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores reunidos no Plenário, durante a sessão, sentados em volta de uma mesa de madeira clara em formato de meio círculo. #PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores reunidos no Plenário, durante a sessão, sentados em volta de uma mesa de madeira clara em formato de meio círculo.
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, na tarde desta terça-feira (25), durante a 40ª Sessão Ordinária, dois projetos de declaração de utilidade pública.

O Projeto de Lei Ordinária nº 3/2024, tem autoria do vereador Beto Cunha (Republicanos), e foi aprovada em única discussão com 11 votos favoráveis. O projeto declara de utilidade pública a Associação Grupo de Estudo e Apoio à Adoção de Itajaí – Laços Encontrados.

A organização é vinculada à Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD) e realiza ações para desenvolver e fortalecer a cultura de adoção em Itajaí. Os objetivos das atividades são preparar as famílias substitutas para receber crianças e adolescentes, acompanhar e dar suporte às famílias formadas pela adoção, preparar famílias substitutas para as questões relacionadas à educação, família e convivência, além de mudar a cultura de adoção ilegal em Itajaí e região.

Já o Projeto de Lei Ordinária nº 24/2024, de autoria da vereadora Celia Filha do Elói (MDB), foi aprovado com 11 votos favoráveis. O projeto declara de utilidade pública do Centro Público de Economia Solidária de Itajaí (Cepesi).

Fundado em fevereiro de 2007, o Cepesi contribui com o desenvolvimento econômico e social de Itajaí e região, fornecendo um espaço para a comercialização justa e solidária de produtos, troca de experiências, formação e colaboração entre empreendedores e comunidade. No espaço do Cepesi funciona uma loja, o Espaço Terapêutico Integra, Brechó e Associação Amor Cura, que apoia pacientes oncológicos e suas famílias.

Com a aprovação, os projetos serão encaminhados ao Executivo Municipal para sanção do prefeito.

Vereador pede informações sobre a revitalização do Parque Náutico Odílio Garcia
De autoria do vereador Beto Cunha (Republicanos), foi aprovado o Requerimento nº 79/2024, com 16 votos favoráveis. O parlamentar faz questionamentos à Prefeitura de Itajaí sobre a revitalização do Parque Náutico Odílio Garcia. Entre os questionamentos estão: se há projeto de revitalização; quais ações estão sendo realizadas para tornar o parque em um espaço revitalizado; se existe cronograma para revitalização e se há valores disponíveis para execução do projeto.

Vereador pede informações sobre alimentação escolar no Município
Com 14 votos favoráveis, a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou o Requerimento nº 81/2024, de autoria do vereador Maurílio Moraes (Progressistas). Entre os questionamentos estão: existe cardápio específico para cada dia da semana? Há informações sobre estudantes que rejeitam a alimentação nas escolas? Se o aluno rejeita a comida, é trocado o alimento rejeitado? Os alimentos rejeitados são recolhidos e remanejados entre as escolas? Há uma lista de alimentos rejeitados pelos alunos?

Vereadora pede informações sobre coleta de resíduos sólidos recicláveis
O Requerimento nº 84/2024, de autoria da vereadora Anna Carolina (PSDB), foi aprovado com 10 votos favoráveis. A parlamentar solicita informações à Secretaria de Obras sobre a coleta de resíduos sólidos recicláveis. Entre os questionamentos estão: como é feita a coleta de resíduos sólidos recicláveis? Para quais locais a empresa concessionária encaminha os recicláveis para que seja realizada a triagem e destinação final? A empresa concessionária possui privilégio de vender livremente os materiais recicláveis recolhidos em Itajaí? É vedado a empresa concessionária a compactação dos materiais recicláveis durante o transporte ou antes da separação por tipo de material?

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.

www.x.com/camaraitajai