[36ª Sessão Ordinária] Galeria de arte da Casa da Cultura é denominada Silvestre João de Souza Júnior

Artista homenageado dirigiu a Casa da Cultura na década de 1980.

#PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores reunidos no Plenário durante a sessão, em volta de uma grande mesa de madeira clara em formato de meio círculo. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores reunidos no Plenário durante a sessão, em volta de uma grande mesa de madeira clara em formato de meio círculo. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou em segunda discussão, com 13 votos favoráveis, o Projeto de Lei Complementar nº 13/2022, de autoria da vereadora Hilda Deola (PDT). O projeto denomina a Galeria de Artes nº 2, localizada na Casa da Cultura Dide Brandão, de Galeria Silvestre João de Souza Júnior.

Silvestre nasceu em 20 de junho de 1950, em Itajaí. Em 1975, graduou-se em ciências jurídicas e sociais na Fepevi (atual Univali). A partir da década de 1970 começou a expressar sua visão de mundo por meio de textos e desenhos. Depois, começou a trabalhar com outras artes como modelagem, escultura, cerâmica, instalação, xilogravura, serigrafia, pintura, mosaicos, arte mural e urbana.

Suas obras estão expostas no Mural Cerâmico da FURB, na Casa de Cultura Dide Brandão, na Praça Genésio Miranda Lins e na Galeria de Bustos do Museu Histórico de Itajaí.

Além disso, o artista integrou o Conselho Municipal de Cultura de Itajaí nos anos 1980 e assumiu a direção da Casa de Cultura Dide Brandão entre 1987 e 1989. Também participou da fundação da Associação de Artistas Plásticos de Balneário Camboriú e Itajaí. Como educador, ministrou oficinas de entalhe e relevo em madeira e de cerâmica.

Silvestre faleceu em 29 de julho de 2015, aos 65 anos de idade.

O projeto será encaminhado ao Executivo para sanção do prefeito.

Projeto determina divulgação de insumos médico-hospitalares
Com 12 votos favoráveis, a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em primeira discussão, o Projeto Substitutivo nº 7 ao Projeto de Lei Ordinária nº 132/2023, de autoria do vereador Marcelo Werner (Republicanos).  O projeto determina que a Secretaria Municipal de Saúde forneça e divulgue em sítio eletrônico todos os processos de aquisição, armazenagem, estocagem, controle, conservação e destinação dos insumos médico-hospitalares adquiridos para uso nas unidades saúde.

A publicação deverá ser feita mensalmente e o relatório deverá conter: descrição do insumo; quantidade; valor da aquisição; local de armazenamento; validade dos produtos e destinação.

O projeto passará por uma segunda discussão e, se aprovado, será encaminhado ao Executivo para sanção do prefeito.

Projeto autoriza crédito adicional suplementar na Fundação Cultural de Itajaí
Com 11 votos favoráveis, a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em única discussão, o Projeto de Lei Ordinária nº 108/2024, de autoria do Executivo Municipal. O projeto autoriza a Prefeitura a abrir crédito adicional suplementar de R$ 1,7 milhão para atender as despesas da Fundação Cultural de Itajaí.

O recurso será utilizado para apoio às atividades artístico-culturais e manutenção dos bens culturais imóveis. O crédito será coberto com recursos provenientes do superávit financeiro do exercício anterior.

O projeto será encaminhado ao Executivo para sanção do prefeito.

Moção

Empresário é homenageado pelo trabalho voluntário realizado em prol do Rio Grande Do Sul
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou nesta terça-feira (11) a Moção de Reconhecimento nº 10/2024 a Wanderlei Senger, representando todos os voluntários, pelos relevantes serviços prestados em prol do povo gaúcho, na tragédia que assolou o Estado do Rio Grande do Sul, em maio de 2024. A homenagem foi proposta pelo vereador Rubens Angioletti (PL) e recebeu o voto favorável de todos os parlamentares.

Empresário do ramo logístico, Wanderlei Beviani, como é conhecido, participou ativamente de ação solidária para auxiliar os atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Durante a campanha, foram arrecadadas quase 700 toneladas de donativos. Os materiais encheram 27 containers, que foram enviados a diversas cidades gaúchas como Lajeado, Porto Alegre, Guaíba, São Leopoldo, Canoas, Cruzeiro do Sul, Viamão, entre outras.

Wanderlei disponibilizou a frota de caminhões para fazer as entregas dos donativos arrecadados, não apenas em Itajaí, mas também as doações recolhidas em Balneário Camboriú, Navegantes, São José, Araquari, Barra Velha, Florianópolis e Itapema. Além disso, o empresário fez entregas pessoalmente e pôde ver de perto a situação de calamidade do Rio Grande do Sul.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.

www.x.com/camaraitajai