Câmara reúne autoridades e comunidade para debater renovação da concessão do imóvel do Marieta

Outras questões como a administração do hospital e melhorias nos serviços também foram discutidas.

#PraTodosVerem: a imagem mostra o interior do Plenário da Câmara. Várias fileiras de assentos estão ocupadas por pessoas que olham para a frente, onde está localizada bancada dos vereadores onde estão sentadas as autoridades presentes no evento. #PraTodosVerem: a imagem mostra o interior do Plenário da Câmara. Várias fileiras de assentos estão ocupadas por pessoas que olham para a frente, onde está localizada bancada dos vereadores onde estão sentadas as autoridades presentes no evento.
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na quarta-feira (5) audiência pública para discussão sobre a concessão de direito de uso do imóvel de propriedade do Estado de Santa Catarina para o Hospital Marieta Konder Bornhausen (HMMKB). A audiência foi proposta e presidida pelo vereador Marcelo Werner (Republicanos).

A principal preocupação apontada por Werner foi a respeito da continuidade dos serviços do Marieta após 31 de dezembro de 2024, quando encerra a vigência da concessão atual, caso o novo processo não seja concluído até lá. O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, garantiu que dada a importância do Marieta para o Estado, em especial parta a região dos municípios da Foz do Rio Itajaí, as atividades do hospital não serão descontinuadas. Foram discutidos pontos do trâmite legal da concessão, mas também abordadas a contratualização de um novo modelo de gestão da unidade.

Entre as autoridades presentes no debate também estiveram a deputada estadual Paulinha (Podemos); os vereadores Beto Cunha (Republicanos) e Bruno da Saúde (MDB); o secretário municipal de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edimar Garcia; diretor do Fundo Municipal de Saúde, Jairo Santos e a presidente do Colegiado de Saúde da Amfri, Jainara Nardio, além dos representantes do Hospital, Geovane Sadocci e da Rede Madre, Tarcísio Soares Piccon.

Autoridades e, especialmente, a população também puderam apresentar suas sugestões, para o novo modelo de contrato de gestão como a garantia de que o HMMKB cumprirá todas as diretrizes do Sistema Único de Saúde, incluindo a realização de laqueaduras, conforme prevê a legislação; de que o hospital trabalhará com somente uma porta de entrada, ou seja, que a divisão ocorra somente entre urgência e emergência e para atendimento de outros pacientes e não que a diferenciação seja feita entre pacientes SUS e privados, como ocorreria hoje. Além disso foi discutido o aumento da participação das outras cidades da Foz do Itajaí no custeio dos serviços do Marieta, já que hoje Itajaí paga a maior parte do montante entre os municípios e ainda a necessidade leitos para queimados no Marieta ou em outro hospital da região. O secretário de Estado da Saúde reiterou que todos estes pontos estarão na discussão do novo contrato de gestão.

Além das questões referentes a contratos e gestão, a população trouxe à discussão casos de pacientes que tiveram ou estão com problemas em relação ao atendimento na unidade. As denúncias também foram debatidas e registradas e agora serão acompanhadas de perto pelos vereadores presentes na audiência.

Ao final da reunião, presidente Marcelo Werner deu os seguintes encaminhamentos e solicitações: que todas as denúncias registradas sejam encaminhadas às comissões permanentes de Saúde e Fiscalização da Câmara; que o Instituto Madre, administrador do HMMKB, informe como pretende aprimorar o diálogo com os pacientes e o que fará em relação às reclamações e denúncias recebidas; que a Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde de Itajaí (Comusa) apontem sugestões para o novo contrato de concessão do espaço físico; que a Secretaria de Estado de Saúde informe como será feita a comunicação e o diálogo com a sociedade sobre a nova concessão do imóvel; que a Deputada Paulinha compartilhe com esta Casa minuta do projeto de lei da nova concessão assim que este chegar à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e que o Colegiado de Saúde da Amfri aponte as sugestões dos municípios para o novo contrato de gestão do Marieta.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
www.x.com/camaraitajai