Exposição fotográfica de partos humanizados fecha o mês das mães na Câmara

Obras da fotógrafa Simonne Santos retratam nascimentos no Hospital Marieta.

#PraTodosVerem: imagem mostra dois quadros da exposição paineis brancos de madeira, com um recém-nascido  colo da mãe à esquerda; à direita,  uma mãe amamenta o filho no pós-parto. #PraTodosVerem: imagem mostra dois quadros da exposição paineis brancos de madeira, com um recém-nascido colo da mãe à esquerda; à direita, uma mãe amamenta o filho no pós-parto.
O Espaço Cultural Antônio Carlos Konder Reis, da Câmara de Vereadores de Itajaí, recebe a exposição “O Renascer da Mulher ao Parir”, da fotógrafa Simonne Santos. As fotografias retratam mulheres em trabalho de parto e recém-nascidos no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. A visitação pode ser feita até o dia 29 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

As 12 fotografias são capturas de partos humanizados e recém-nascidos e posteriormente vão compor a decoração da nova ala da maternidade do Marieta. O trabalho tem o objetivo de estimular mulheres a realizar partos naturais humanizados, ou seja, sem intervenção cirúrgica ou medicamentos.

Simonne explica que a sua arte documenta a maternidade real, para mostrar como é importante que as mulheres sejam respeitadas no momento do parto e que seus direitos sejam assegurados: “é o desejo de que cada mulher possa viver uma experiência digna em seu parto, que possa amamentar na primeira hora, que não sofra violência obstétrica e tenha o direito de dar à luz da forma que deseja”, afirma.

A fotógrafa destaca ainda, que acredita que as fotos realizadas no hospital público da cidade podem contribuir para que mais mulheres saibam, que independente de sua condição financeira, é possível viver uma experiência autônoma no seu parto.

Crédito: Davi Spuldaro/CVI.

www.x.com/camaraitajai