Câmara de Itajaí lança edital para escolas participarem do Câmara Mirim em 2024

As unidades de ensino que ofertem 9º ano no período da manhã poderão se inscrever até 8 de dezembro.

#PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores mirins durante uma sessão ordinária. Dentro de um retângulo branco, está escrito "Câmara Mirim 2024: adesão das escolas até 8/12. #PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores mirins durante uma sessão ordinária. Dentro de um retângulo branco, está escrito "Câmara Mirim 2024: adesão das escolas até 8/12.
A Câmara de Vereadores de Itajaí, por meio da Escola do Legislativo Vereadora Maria Rosa Heleno Schulte, lançou o edital 01/2023, que convoca as unidades de ensino para adesão ao Projeto Câmara Mirim. Poderão participar todas as escolas públicas ou privadas de Itajaí que ofertem o 9º ano no período matutino. Isto, porque as atividades do projeto acontecem nas segundas-feiras à tarde. O prazo para as escolas se inscreverem é 8 de dezembro. O edital está disponível no site www.cvi.sc.gov.br.

Para aderir ao projeto, os responsáveis pelas unidades de ensino deverão preencher um formulário, comprometendo-se a auxiliar na divulgação e o processo de eleição dos vereadores mirins nas escolas.

Após a adesão das unidades de ensino, a Escola do Legislativo lançará no mês de janeiro um novo edital, contendo as regras para a seleção dos alunos. Entretanto, um cronograma prévio já foi disponibilizado com as datas para inscrição dos candidatos, período de campanha eleitoral e eleição.

O Câmara Mirim é projeto de formação política e cidadã, em que os estudantes aprendem na prática as funções dos vereadores, além da importância da democracia e das instituições democráticas. Poderão se candidatar ao cargo, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Já os alunos de 6º a 9º ano poderão votar para eleger seus candidatos. Ao todo, serão selecionados 17 vereadores mirins para a 2ª Legislatura, que terá atividade desenvolvida em 2024.

Entre as atividades desenvolvidas no programa estão visitas técnicas, participação eventos com vereadores mirins de outros municípios, redação de indicações e requerimentos e realização de sessões ordinárias e solenes, nos moldes das realizadas pela Câmara de Vereadores.