Câmara Mirim de Itajaí encerra atividades com lançamento de edital para nova legislatura

Foram aprovados oito requerimentos e 11 indicações na última sessão ordinária.

#PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores mirins, equipe da Câmara de Vereadores e pais juntos no centro do Plenário. #PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores mirins, equipe da Câmara de Vereadores e pais juntos no centro do Plenário.
A Câmara Mirim de Itajaí realizou, na tarde desta quarta-feira (8), a 5º sessão ordinária. Esta foi a última atividade da primeira legislatura do projeto. Durante a sessão, foram aprovados oito requerimentos e encaminhados 11 indicações ao Executivo Municipal. Além disso, foi lançado o edital que convoca as unidades de ensino para aderirem ao projeto Câmara Mirim de 2024.

Nesta sessão, todos os vereadores mirins utilizaram a tribuna para falar sobre sua participação e aprendizados no projeto. “Agradeço nossa cidade pelo projeto, por incluir o jovem na política, que é algo que a gente precisa para criar bons políticos no futuro. Agradeço à Câmara de Vereadores que fez este projeto acontecer”, disse a presidente da Câmara Mirim, Sophia Poli, representante do Colégio Salesiano Itajaí. Sophia e os demais vereadores mirins também destacaram o quanto o projeto modificou a sua visão sobre a política e as instituições.

Os vereadores Adriano Klawa, presidente da Escola do Legislativo, e Marcelo Werner (PSC), presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, usaram a tribuna para ressaltar a importância dos jovens participarem do projeto. Além disso, também assinaram o Edital 01/2023 da Escola do Legislativo, que convoca as unidades de ensino a aderirem ao Câmara Mirim, lançando oficialmente o processo para a seleção dos vereadores mirins para a Legislatura de 2024. O edital já se encontra disponível em www.cvi.sc.gov.br.

O procurador da Câmara de Vereadores de Itajaí, Willian Meurer, também fez um discurso na tribuna em alusão aos 35 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988.

Levantamento da 1ª Legislatura do Câmara Mirim
O projeto Câmara Mirim teve início ainda em 2022, quando foi lançado o programa e selecionados os vereadores mirins para a 1ª legislatura, que tomou posse em abril de 2023. Durante o ano, foram realizadas cinco sessões ordinárias, duas sessões solenes e uma sessão extraordinária, sendo uma delas para homenagear os profissionais da Educação.

Foram encaminhadas ao Executivo 32 Indicações e aprovados 29 Requerimentos e 16 Moções.

Além disso, os vereadores mirins fizeram visitas à Prefeitura e ao Fórum da Comarca de Itajaí, para conhecer os Poderes Executivo e Judiciário. Participaram do 1º Seminário de Vereadores Mirins da região da Amfri, em Balneário Camboriú, e do 12º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, Em Florianópolis, quando conheceram e compartilharam experiência com vereadores mirins de diversas cidades de Santa Catarina.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.