Representantes de diversas áreas debatem sobre população em situação de rua em Itajaí

Audiência pública foi promovida Câmara de Vereadores e reuniu dezenas de pessoas.

#PraTodosVerem a imagem mostra os convidados da audiência pública no plenário. Eles estão sentados em cadeiras pretas atrás de uma bancada de madeira em formato de semicírculo. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra os convidados da audiência pública no plenário. Eles estão sentados em cadeiras pretas atrás de uma bancada de madeira em formato de semicírculo. Foto: Davi Spuldaro / CVI
Foi realizada na noite desta quarta-feira (28) a audiência pública para discutir a “Insegurança em Itajaí e as pessoas em situação de rua”. O evento foi presidido pelo vereador Osmar Teixeira (SD), autor do Requerimento nº 46/2023, aprovado em sessão ordinária e que solicitou a realização da audiência.

Participaram do evento profissionais de diversas áreas ligadas ao tema, como representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, de Saúde, Guarda Municipal, Polícia Militar, Associação Vida Jovem, entre outros. A mesa de debates também contou com um ex-morador de rua e ex-dependente químico, que fez um depoimento sobre a trajetória de vida dele.

Durante o debate, foram expostos os atuais serviços oferecidos às pessoas em situação de rua em Itajaí, os atendimentos realizados, as parcerias com comunidades terapêuticas e as dificuldades de ampliação dos atendimentos do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).
O público presente no plenário também pôde participar da discussão e fazer contribuições e questionamentos aos integrantes da mesa de debates. As perguntas foram diversas e trataram das estratégias para diminuição do número de pessoas em situação de rua, internação e segurança na cidade.

Ao final da audiência, o vereador Osmar Teixeira destacou os encaminhamentos que deve fazer a partir do que foi discutido: solicitar que a Secretaria Municipal de Comunicação realize campanhas para orientar a população sobre como solicitar atendimento a pessoas em situação de rua; reivindicar a transferência e ampliação do Caps AD; e apoiar a criação de um Comitê Intersetorial, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e que contará com profissionais de diversas áreas e usuários dos projetos para pessoas em situação de rua.
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.