Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


Palestra reúne dezenas de mães atípicas na Câmara de Vereadores de Itajaí

“Autismo: convivendo no dia a dia” foi o tema abordado no evento.

#PraTodosVerem a imagem mostra o público sentado acompanhando a palestra. A palestrante está em pé no plenário e, ao fundo, aparecem sentadas as vereadoras Celia Filha do Elói, Anna Carolina e Christiane Stuart. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra o público sentado acompanhando a palestra. A palestrante está em pé no plenário e, ao fundo, aparecem sentadas as vereadoras Celia Filha do Elói, Anna Carolina e Christiane Stuart. Foto: Davi Spuldaro / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, realizou na noite desta quarta-feira (31), no Plenário Vereador Arno Cugnier, a palestra “Autismo: convivendo no dia a dia”, voltada a mães atípicas, ou seja, mães de crianças com deficiência. A palestra foi ministrada pela neuropsicopedagoga, consultora e ativista Márcia Faria, coordenadora em Santa Catarina do Instituto Lagarta Vira Pupa.

Durante o evento, a palestrante, que é autista e mãe de autista, abordou os desafios da maternidade atípica; as características do espectro autista e o impacto no comportamento dos filhos. Ela também deu dicas de como lidar com esses comportamentos, como identificar e evitar os fatores que levam às crises, entre outros. Além disso, Márcia compartilhou com o público as experiências que vivenciou ao longo dos anos.

“O ideal é abraçar as diferenças, deixar a criança ter seus interesses para que elas sejam mais independentes, mais autônomas e que consigam ter uma qualidade de vida melhor”, destacou a neuropsicopedagoga.

Após a palestra, o público, formado principalmente por dezenas de mães atípicas e profissionais da saúde e educação, pôde fazer perguntas à especialista. Foram diversos questionamentos sobre crises na sala de aula, diagnóstico, comportamentos prejudiciais, entre outros.

O evento promovido pela Procuradoria Especial da Mulher, que é composta pelas vereadoras Anna Carolina (PSDB) – procuradora; e Aline Aranha (União Brasil) – procuradora adjunta, também contou com a participação das vereadoras Celia Filha do Elói (MDB) e Christiane Stuart (PSC).

“A Câmara de Vereadores tem discutido muito o autismo e todos os vereadores abraçam a causa. Mas a gente reconhece que tem muita coisa que ainda precisa ser feita”, destacou a vereadora Anna Carolina, durante discurso sobre a importância do tema.

A palestra está disponível na íntegra pelo link: https://cutt.ly/bwq4vxoP
--
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
--

Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.cvi.sc.gov.br
www.facebook.com/camaraitajai
www.youtube.com/camaraitajai
www.instagram.com/camaraitajai
www.twitter.com/camaraitajai


Projetos e Proposituras