Audiência pública reúne profissionais e entidades para debater espera por atendimento a pessoas com autismo

Contratação de mais profissionais e credenciamento de entidades especializadas foram algumas das soluções apontadas.

#PraTodosVerem: imagem da plateia no Plenário da Câmara, com as cadeiras ocupadas e pessoas segurando faixas com mensagens sobre o tema; algumas pessoas estão de pé, na espera para se pronunciar ao microfone. #PraTodosVerem: imagem da plateia no Plenário da Câmara, com as cadeiras ocupadas e pessoas segurando faixas com mensagens sobre o tema; algumas pessoas estão de pé, na espera para se pronunciar ao microfone.
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou nesta segunda-feira (3) audiência pública para debater o tema “Fila de Espera de Atendimento a Pessoas com o Transtorno do Espectro Autista no Município de Itajaí”.

A audiência, proposta e conduzida pelo vereador Bruno da Saúde (MDB), via Requerimento nº 39/2023, e aprovada pelos demais parlamentares, foi motivada pela demanda reprimida destes atendimentos.

Participaram da mesa de debates representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); gabinete do prefeito; Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação da SMS; Secretaria de Educação; Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (Cemespi); da Associação Amigos do Autista (AMA); do Centro Terapêutico Especializado em Autismo (CTEA); do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual da Univali e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Uma das principais soluções apontadas para o problema da fila de espera para atendimentos diversos a pessoas com TEA foi a ampliação do quadro de profissionais capacitados para o diagnóstico. Questões como o mercado de trabalho e atendimento com nutricionistas especializados também foram discutidas.

De acordo com o vereador Bruno, a partir de agora, o relatório com as soluções e reivindicações apontadas na audiência será encaminhado à Prefeitura, demais vereadores e autoridades pertinentes. O vereador fez um apanhado do que será sugerido: treinamento dos médicos pediatras para triagem e diagnóstico nas Unidades Básicas de Saúde do Município; validação do laudo de quem vem de outras cidades; identificação dos serviços e unificação das filas; ampliação do CTEA; urgência na assinatura do edital de credenciamento das entidades que dispõe de profissionais capacitados para intervenções precoces; urgência no chamamento para as cem novas vagas de agentes de apoio em educação especial, recentemente aprovadas pela Câmara; garantia de nutricionistas nas equipes multidisciplinares; que as prestações de contas quadrimestrais da Saúde apresentem também os investimentos em atendimento a pessoas com TEA e uma comissão formada por entidades e autoridades para a execução e acompanhamento das ações necessárias.

A audiência pública pode ser conferida na íntegra no canal youtube.com/camaraitajai.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.