Câmara antecipa devolução de R$ 2,5 milhões do duodécimo para atender comunidade atingida pelas chuvas

Recursos serão destinados a obras e serviços emergenciais no interior da cidade, área mais afetada.

#PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores reunidos no Plenarinho na tarde desta segunda-feira (27) enquanto discutiam a antecipação da devolução do duodécimo. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores reunidos no Plenarinho na tarde desta segunda-feira (27) enquanto discutiam a antecipação da devolução do duodécimo. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí vai antecipar a devolução de R$ 2,5 milhões do duodécimo a que tem direito ao Executivo Municipal. Os recursos serão utilizados para atender as famílias atingidas pelas fortes chuvas ocorridas na semana passada, em especial no Portal I, a localidade mais afetada entre os bairros do interior de Itajaí. Os valores serão aplicados em ações de assistência social e obras.

O presidente em exercício da Câmara, vereador Rubens Angioletti, explica que a exemplo do que ocorreu nas chuvas de junho de 2021, que castigaram a área rural da cidade, a Câmara decidiu antecipar parte do que seria devolvido ao Executivo somente no final do ano: “A Prefeitura nos solicitou a antecipação da devolução de aproximadamente R$ 1,5 milhão do duodécimo, mas os vereadores, em comum acordo, aprovaram a antecipação de R$ 2,5 milhões, dada a urgência da população nas localidades atingidas”, explicou Angioletti. O processo para a antecipação dos recursos já foi iniciado e deve ser concluído ainda nesta semana.

Segundo a Defesa Civil, na madrugada dia 23 de março choveu 195 milímetros em menos de oito horas. Um volume excessivo e que não estava previsto. Além de destruir ruas e acessos, a chuva impediu a abertura de unidades de saúde, escolas e creches, serviços que agora já estão normalizados. Os bairros mais afetados foram Portal I, Espinheiros, Santa Regina, Itaipava, Paciência, São Roque, Baía, Cordeiros e Murta.