Vereadores mirins da região participam de seminário na Câmara de Itajaí

Evento aconteceu em parceria com a Escola do Legislativo da Alesc.

#PraTodosVerem: a foto mostra os participantes dos projetos vereadores mirins no Plenário da Câmara de Itajaí. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra os participantes dos projetos vereadores mirins no Plenário da Câmara de Itajaí. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu nesta segunda-feira (27) quase 100 participantes dos projetos vereadores mirins dos municípios de Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí, Navegantes e Penha para o Seminário de Iniciação de Vereador Mirim. O evento foi realizado em parceria entre as Escolas do Legislativo da Assembleia do Legislativo do Estado de Santa Catarina (Alesc) e da Câmara de Itajaí.

No período matutino, o professor Ricardo Duwe ministrou a palestra “O papel do vereador”, em que trabalhou o princípio da divisão dos poderes nas esferas federal, estadual e municipal. Ele destacou ainda que a política não é exercida somente nos espaços institucionais, como câmaras de vereadores. “Política é tudo que mexe com a vida das pessoas. Todas as preocupações em torno das comunidades”, destacou.

Da mesma forma, o professor Luciano Daudt da Rocha, na palestra “A Constituição Federal e o Poder Legislativo”, destacou que a política não pode ser pensada para o bem pessoal, mas sim para o bem coletivo. Por isso, apontou para a necessidade das leis serem destinadas para todas as pessoas, não a pequenos grupos.

No período da tarde, os vereadores mirins participaram de uma oficina de argumentação e oratória. Leonardo Ames, ex-vereador mirim de Gaspar apresentou os fundamentos de uma boa oratória. Ao final, um vereador mirim de cada município apresentou um discurso que foi criado em conjunto com os colegas.

Primeira Legislatura Mirim de Itajaí toma posse em 10 de abril
Está marcada para o dia 10 de abril a posse dos vereadores mirins de Itajaí. O evento acontece a partir das 15h, no Plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí. Na mesma sessão, os vereadores mirins elegerão a Mesa Diretora da primeira Legislatura da Câmara Mirim de Itajaí.

As sessões mirins acontecerão de abril a setembro, nas segundas segundas-feiras do mês, das 15h30 às 17h30. Nos encontros, os jovens poderão fazer Indicações e Requerimentos, além de Moções de homenagem a profissionais da educação.

Texto: Felipe da Costa - analista de comunicação
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.