[14ª Sessão Ordinária] Câmara aprova requerimentos e presta homenagem a Mestre de Capoeira

Sessão contou com discussões sobre alagamentos no Portal I.

#PraTodosVerem: imagem do Plenário com alguns vereadores de pé, atrás de uma bancada em formato de semicírculo assistindo a uma roda de capoeira de alunos do Mestre Cachorro, homenageado pela Câmara. #PraTodosVerem: imagem do Plenário com alguns vereadores de pé, atrás de uma bancada em formato de semicírculo assistindo a uma roda de capoeira de alunos do Mestre Cachorro, homenageado pela Câmara.
Da Comissão de Segurança Pública e Defesa Civil do Legislativo, foi aprovado com 14 votos favoráveis o Requerimento nº 56/2023, para que o prefeito municipal responda uma série de questionamentos referentes a retenção de águas das chuvas no ribeirão que desemboca na região do Portal I.

De acordo com a Comissão, com os temporais da madrugada de 23 de março, com 160 mm de precipitação em menos de seis horas, a região do Portal I foi fortemente atingida. As águas do ribeirão que desembocam na localidade ficaram retidas no ponto em que atravessariam a BR 101, mesmo com a área limpa.

Dada a situação, após vistoria da área a Comissão questiona: se o Município tem desenvolvido alguma ação para sanar o problema; se é viável o alargamento do ponto em que a água deve escoar por baixo da BR-101 e também a dragagem do Ribeirão da Murta, que receberia esta água; se o Município já tem esta obra planejada e quais seriam os custos e prazos para a conclusão dos trabalhos. Por fim, a Comissão questiona se é possível criar um canal extravasor no local.

A Comissão de Segurança Pública e Defesa Civil da Câmara é formada pelos vereadores Rubens Angioletti, presidente; Paulinho Amândio (PDT), vice-presidente e Laudelino Lamim (MDB) – relator.

Vereador pede informações sobre isenção de IPTU
Com 12 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº 37/2023, do vereador Beto Cunha (PSDB), para que o Município e Secretaria Municipal da Fazenda informem: quantos contribuintes são isentos de IPTU e quais os tipos de isenção? Há estudos para instituir a isenção para contribuintes portadores de neoplasia maligna (câncer) e outras doenças de gravidade similar? As solicitações de isenção de IPTU previstas no Código Tributário Municipal podem ser solicitadas de forma on-line? Em quais locais além da sede da Prefeitura é possível fazer a solicitação?

Moção
Mestre de Capoeira é homenageado pela Câmara
A Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta quinta-feira (23) a Moção nº 8/2023, de congratulação e reconhecimento ao professor de Capoeira Edson Souza, conhecido como Mestre Cachorro, proposta pelo vereador Diego Amâncio (PSC). Nascido em Itajaí, Edson iniciou na Capoeira em 1998, aos 12 anos, no bairro Itaipava, com o Mestre Careca, com quem trabalhou por quase dez anos.

Em 2007 formou a Associação dos Praticantes das Lutas, Danças, Cantos, Folclóricos e Afins (APLDCF), a qual ainda preside. Em 2008 fundou o Grupo de Capoeira Jogo da Amizade. Em 2015 formou-se Mestre de Capoeira de 1º grau, em 2017 Mestre em 2º grau e em 2021 tornou-se Mestre de Capoeira em 3º grau.

Ministra aulas de capoeira há 24 anos em Itajaí e região. Realiza trabalho voluntário de capoeira nos bairros da cidade há 14 anos, atuando no Bambuzal, Dom Bosco, Limoeiro, Itaipava, Carvalho, Cidade Nova e São Vicente. Também foi responsável pela formação de nove professores de capoeira. Desde 2017, atua como oficineiro no programa Artes nos Bairros, da Prefeitura Municipal de Itajaí.

Imagens disponíveis: Galeria de Imagens