Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


Câmara instala painel para demonstrar funcionamento da usina de geração de energia solar

Material explica etapas da captação e benefícios da energia limpa.

#PraTodosVerem:a foto mostra o painel na parede ao lado da porta de entrada da Câmara. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem:a foto mostra o painel na parede ao lado da porta de entrada da Câmara. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí instalou um painel explicativo para demonstrar o funcionamento da usina de geração de energia solar. Localizado ao lado da porta de entrada do estacionamento, o painel mostra todas as etapas do processo, desde a captação da luz solar pelas placas fotovoltaicas até o envio da energia produzida para a rede de distribuição da Celesc, além dos benefícios de se usar energia limpa.
 
A Usina de Geração de Energia Solar da Câmara de Vereadores de Itajaí foi implantada em fevereiro de 2020. Foram instaladas no total 538 placas fotovoltaicas no telhado e no estacionamento do Legislativo, que captam a luz solar. A energia elétrica de corrente contínua produzida por meio de uma reação química nas células fotovoltaicas é encaminhada ao inversor, que transforma a energia em corrente alternada - mesma utilizada pelos equipamentos elétricos no dia a dia.
 
Ao longo desses quase três anos de funcionamento, o Legislativo reduziu as contas de energia em quase 75% por ano. De uma média anual de R$ 230 mil para R$ 60 mil.
 
Além do desconto na conta de luz pela utilização da energia solar, houve ainda a redução do consumo de energia em kWh de aproximadamente 50% em relação ao que a Câmara de Vereadores de Itajaí consumiu entre os anos de 2017 e 2019. A diminuição do consumo se deve à substituição de equipamentos antigos para outros com melhor eficiência energética, como lâmpadas de led, além da mudança do horário da sessão para 16h – o que reduziu o tempo de utilização de equipamentos, como computadores e aparelhos de ar-condicionado.

 
--
Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.cvi.sc.gov.br
www.facebook.com/camaraitajai
www.youtube.com/camaraitajai
www.instagram.com/camaraitajai
www.twitter.com/camaraitajai


Projetos e Proposituras