[72ª Sessão Ordinária] Aprovado remanejamento de R$ 10,1 milhões para a Educação

Recursos são provenientes do orçamento de outras secretarias e fundações.

#PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores reunidos no plenário. Eles estão sentados atrás de uma bancada de madeira, em formato de semicírculo. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores reunidos no plenário. Eles estão sentados atrás de uma bancada de madeira, em formato de semicírculo. Foto: Davi Spuldaro / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou com 15 votos favoráveis, em regime de urgência e única votação, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 124/2022, de autoria do Executivo Municipal.

O PLO autoriza o prefeito a fazer um remanejamento de recursos para a Secretaria Municipal de Educação de até R$ 10,1 milhões. O valor será utilizado para pagamento de despesas com contratos de terceirização de serviços, como alimentação escolar, cartão alimentação dos servidores, aquisição de materiais e mobiliários para os alunos.

Os recursos são provenientes da anulação de despesas de diversas secretarias e fundações.

O projeto será encaminhado para sanção do prefeito.

Aprovado aumento de vagas de agente de atividades administrativas e fiscal de relação de consumo
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em segunda votação, com 13 votos favoráveis, o Projeto de Lei Complementar nº 26/2022, de autoria do Executivo Municipal. O projeto amplia o número de vagas dos cargos de agente de atividades administrativas e fiscal de relação de consumo no Plano de Cargos e Carreiras do Poder Executivo.

Com o projeto são criadas 50 vagas de agente de atividades administrativas, que passam de 70 a 120. Já para fiscal de relação de consumo são criadas cinco vagas, passando de três para oito.

A Prefeitura justifica o projeto pelo aumento expressivo e crescente de trabalho. Em especial para atendimento aos programas s-finge e e-Social, no caso dos agentes de atividades administrativas, e do aumento da demanda na Procuradoria Especial da Defesa do Consumidor (Procon), em relação ao fiscal de relação de consumo.

O projeto será encaminhado ao Executivo para sanção do prefeito.

Vereador pede informações sobre segurança dos profissionais no CIS
De autoria do vereador Bruno da Saúde (MDB), foi aprovado o Requerimento nº 195/2022 com 15 votos favoráveis. O parlamentar questiona a Prefeitura de Itajaí sobre a segurança dos profissionais no Centro Integrado de Saúde (CIS). Entre os questionamentos estão: quais os procedimentos adotados para garantir a segurança dos profissionais; quais estratégias adotadas pelo CIS após a ocorrência de casos de agressão; qual o plano de ação para registrar as agressões físicas; qual o tipo de acompanhamento ao profissional agredido o município oferece; e quantos profissionais foram agredidos no último ano.

Cídio Sandri recebe homenagem no Legislativo
A Câmara de Vereadores Itajaí aprovou, nesta quinta-feira (20), a Moção nº 25/2022 de Congratulações e Reconhecimento ao Sr. Cídio Sandri, pelos relevantes serviços prestados no empreendedorismo como pioneiro no setor varejista em Itajaí. A homenagem foi proposta pelo vereador Vanderley Dalmolin (MDB) e foi aprovada por todos os parlamentares.

O comendador, empresário e escritor Cídio Sandri nasceu em Itajaí, em 1935. Após uma infância de trabalho no interior do município, Cídio se mudou aos 11 anos para uma região mais urbanizada, na Rua Brusque, Centro de Itajaí. Anos mais tarde, passou a empreender com um pequeno comércio.

Com bons resultados, os negócios aumentaram e ele inaugurou o Hotel Vitória. Além disso, após uma viagem a São Paulo, onde conheceu o formato de supermercados que se tem hoje, em que os próprios clientes pegam o produto, Cídio decidiu abrir o primeiro supermercado de Santa Catarina. Logo a rede se expandiu e foram inauguradas filiais em várias cidades do estado.

Desta maneira, após 70 anos de trabalho, Cídio Sandri recebe o reconhecimento pelo papel no desenvolvimento econômico de Itajaí.
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Felipe da Costa/CVI