Cerca de 4,3 mil estudantes de Itajaí votam no Câmara Mirim a partir de segunda-feira (10)

No total, 47 candidatos representam as 15 escolas participantes do projeto.

#PraTodosVerem: imagem de uma mão depositando uma cédula em uma urna de papelão. Foto: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: imagem de uma mão depositando uma cédula em uma urna de papelão. Foto: Davi Spuldaro/CVI.
A partir de segunda-feira (10), 15 escolas de Itajaí realizam as eleições para escolha de seus representantes no projeto Câmara Mirim. Ao todo, 4.374 estudantes de 6º ao 9º ano poderão votar nos 47 candidatos a vereador mirim. O projeto é promovido pela Câmara de Vereadores de Itajaí, por meio da Escola do Legislativo Maria Rosa Heleno Schulte.

Os alunos votarão somente nos candidatos de suas escolas. O estudante que receber o maior número de votos na unidade de ensino será automaticamente eleito vereador mirim titular. As duas vagas restantes para completar a legislatura e as vagas de suplentes serão determinadas posteriormente por meio de um sorteio realizado pela Câmara de Vereadores.

Os vereadores mirins eleitos participarão de atividades de formação sobre política e cidadania e de sessões ordinárias em que poderão discutir indicações e requerimentos, entre outras atividades.

Dados das candidaturas
Esta é a primeira edição do projeto Câmara Mirim em Itajaí. Após a adesão das escolas interessadas em participar do processo, foi aberta a inscrição de candidatura dos alunos do 8º ano. Participam da eleição 28 meninas e 19 meninos.

As escolas com o maior número de candidatos são o Colégio Salesiano, com sete, e as Escolas Básicas João Duarte e Marechal Olímpio Falconieri da Cunha, com cinco candidatos cada. Os maiores colégios eleitorais são o Salesiano, com 569 eleitores, a escola Marechal Olímpio Falconieri da Cunha, com 537, e Colégio de Aplicação Univali (CAU), com 507.

Eleição 10/10/2022
Centro Educacional Pedro Rizzi - 8h às 11h e das 14h às 17h