[67ª Sessão Ordinária] Enfermeira faz palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Sessão ordinária fez alusão ao Outubro Rosa em indicações e uso da tribuna.

#PraTodosVerem: a foto mostra a enferemeira Eneida Patrícia Teixeira na tribuna e os vereadores sentados em volta da bancada em formato de meia lua. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra a enferemeira Eneida Patrícia Teixeira na tribuna e os vereadores sentados em volta da bancada em formato de meia lua. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Sessão Ordinária desta terça-feira (4) foi dedicada ao Outubro Rosa. Os vereadores apresentaram 11 indicações ao Executivo relacionadas ao tema. Além disso, a enfermeira da Secretaria de Saúde de Itajaí, Eneida Patrícia Teixeira, usou a tribuna para falar da campanha, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce ao câncer de mama.

Eneida resgatou a história do movimento, que começou nos Estados Unidos em 1983 e chegou ao Brasil em 2002. Também apresentou a evolução das políticas públicas implantadas no país para prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

Segundo a enfermeira, estima-se que uma a cada oito mulheres terão câncer de mama ao longo da vida, o que representa 500 mil mortes por ano no Brasil. É a segunda causa de morte mais comum entre as mulheres, atrás somente do câncer de pele.

Destacou a importância da mulher se conhecer e fazer o autoexame para identificar alterações nas mamas. Também recomendou que mulheres de 50 a 69 anos façam mamografia a cada dois anos.

Além disso, Eneida falou da necessidade das mulheres fazerem o exame preventivo para o câncer de colo de útero e de meninas de 9 a 14 anos tomarem a vacina de HPV.

Vereador quer informações sobre remoção de veículos abandonados
Aprovado com 15 votos favoráveis, o Requerimento nº 185/2022, do vereador Beto Cunha (PSDB), que solicita que o Executivo informe, com base na Lei Federal nº 14.440/2022, como está sendo feita a remoção de veículos abandonados em vias públicas do município. Quantos veículos abandonados foram recolhidos conforme a lei? Qual o procedimento para denúncia de veículos abandonados e o prazo para remoção? Por fim, o vereador questiona se há previsão de formação de equipe para identificação e remoção destes veículos.

Vereador pede informações sobre mau cheiro de fábrica de farinha de peixe no Cordeiros
De autoria do vereador Paulinho Amândio (PDT), foi aprovado com 16 votos favoráveis o Requerimento nº 187/2022. O parlamentar pede informações à Prefeitura de Itajaí e ao Instituto Itajaí Sustentável (INIS) sobre as medidas tomadas para evitar o mau cheiro da Indústria de Farinha de Peixe Kenya, no Bairro Cordeiros. Entre os questionamentos estão: a fiscalização tem tomado as medidas necessárias para acabar com a situação irregular? Por quanto tempo continuará o mau cheiro? Existe estudo científico que comprove que a fumaça e o odor da farinha de peixe não causam malefícios à saúde? A empresa já foi notificada, advertida ou multada?

Vereador pede informações sobre o Complexo Madre Teresa
Com 15 favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 188/2022, da vereadora Anna Carolina (PSDB). A parlamentar pede informações à Prefeitura de Itajaí e ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen sobre o Complexo Madre Teresa. Entre os questionamentos estão: quais serviços serão prestados em cada andar; qual a previsão de início das atividades; quem realizará a aquisição de equipamentos e mobiliários; e se houve aumento de valores destinados pelo Governo do Estado.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.