[66ª Sessão Ordinária] Aprovado remanejamento de R$ 40 milhões no orçamento do Fundo Municipal de Saúde

Valor será utilizado para custeio de serviços com o Hospital Marieta, Univali, mutirões, entre outros.

#PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores no plenário, durante a sessão ordinária. Os parlamentares estão sentados em cadeiras pretas, atrás de uma bancada de madeira em formato de semicírculo. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores no plenário, durante a sessão ordinária. Os parlamentares estão sentados em cadeiras pretas, atrás de uma bancada de madeira em formato de semicírculo. Foto: Davi Spuldaro / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou com 14 votos favoráveis, em única discussão e em regime de urgência, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 113/2022, de autoria do Executivo Municipal. O PLO autoriza o prefeito a abrir crédito adicional suplementar de até R$ 40,4 milhões para o Fundo Municipal de Saúde.

De acordo com a justificativa do projeto, o montante será utilizado para custeio de serviços com o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen e Univali; dar continuidade a mutirões de exames e serviços diversos; pagamento de manutenção, locações de materiais, equipamentos clínicos, aquisição de materiais de rotinas para as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento.

Os recursos serão remanejados dentro do orçamento do próprio Fundo e serão cobertos pelo provável excesso de arrecadação.

O projeto será encaminhado para sanção do prefeito.

Vereadora busca informações sobre programa de castração de animais
Com 13 votos favoráveis, a Câmara aprovou o Requerimento nº 182/2022, da vereadora Aline Aranha (União Brasil). A vereadora solicita informações ao Instituto Itajaí Sustentável (INIS) sobre o Projeto de Castração dos Animais, entre as quais: se já existe um censo referente aos animais de rua ou vulneráveis; quantas castrações são realizadas por dia e qual o total de procedimentos realizados até o momento; qual o custo de cada castração; quais critérios são utilizados para cadastro das famílias beneficiadas e se há no município algum programa de esclarecimento acerca da importância da castração de animais domésticos, entre outras.

Casa das Anas é homenageada pela Câmara de Itajaí
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou na sessão desta quinta-feira (29) a Moção 27/2022, de Congratulação e Reconhecimento ao projeto social Casa das Anas. A moção foi proposta pelo vereador Rafael Orthmann (PDT) e aprovada por todos os vereadores presentes.

A Casa das Anas é um projeto social da Organização da Sociedade Civil (OSC) Árvores da Vida, que atua em Itajaí desde 2018. A sede foi inaugurada em 19 de junho de 2019 e abriga provisoriamente mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade.

Atualmente, a Casa das Anas conta com 20 vagas e em 2022 já atendeu 85 pessoas, sendo 32 mulheres e 53 crianças. O abrigo é uma alternativa para garantir proteção de vítimas de violência e oferece apoio psicológico, de assistência social e acompanhamento jurídico. As abrigadas também participam de oficinas e cursos para reinserção ao mercado de trabalho.

Mascotes da Marejada visitam a Câmara
Nesta quinta-feira (29), a Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu a visita do Marejão e da Marejoa. Os mascotes da Marejada participaram da sessão ordinária e convidaram os vereadores e a comunidade para a festa, que acontece de 6 a 23 de outubro.

A maior festa do pescado do Brasil terá neste ano, além da gastrônomia típica, uma ampla área de lazer infantil, parque de diversões, parque indoor, mais de 100 atrações musicais, espaço de artesanato, entre outros. A estimativa é reunir entre 250 e mil e 300 mil pessoas nos 18 dias de festa.
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.