[43ª Sessão Ordinária] Funcionária do Parque Dom Bosco é homenageada na Câmara

Maria dos Passos atua na instituição desde 1986.

#PraTodosVerem: imagem da funcionária do Parque Dom Bosco, Maria dos Passos, na tribuna da Câmara, em seu pronunciamento durante a homenagem recebida no Legislativo. #PraTodosVerem: imagem da funcionária do Parque Dom Bosco, Maria dos Passos, na tribuna da Câmara, em seu pronunciamento durante a homenagem recebida no Legislativo.
Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou a Moção nº19/2022, proposta pela vereadora Christiane Stuart (PSC). A homenagem foi entregue à Maria dos Passos Ferreira da Costa, pelos serviços prestados à comunidade de Itajaí como funcionária da obra social Parque Dom Bosco.

Maria é natural de Itajaí e ingressou no Parque em 1986, aos 17 anos, seu primeiro e único emprego. Iniciou seu trabalho no atendimento a crianças de três a seis anos e, posteriormente, capacitou-se para área da Educação Social. Foi auxiliar de sala de aula, auxiliar de coordenação, coordenadora e até hoje atua na área social da instituição.  Em 2013 foi agraciada com o Prêmio de Educação Professora Onadir da Silva Tedéo, da Câmara de Vereadores e em 2017 recebeu o Prêmio Simeão de Valorização do Negro na Sociedade Itajaiense.

Maria agradeceu a homenagem e destacou a emoção ao relembrar a trajetória no Parque Dom Bosco, que se confunde com sua própria história. “O que me leva ao Parque todos os dias é amor que eu sinto pelo meu trabalho, pelas crianças, famílias e comunidade”, finalizou.

Requerimentos
Vereador pede inversão de preferenciais para aliviar trânsito no trevo da Rodovia Jorge Lacerda
Com 13 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 124/2022, de autoria do vereador Paulinho Amândio (PDT). O parlamentar questiona a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal e a Arteris sobre a possibilidade de alterar as preferenciais no trevo localizado entre a Rodovia Jorge Lacerda e a Avenida Dr. Reinaldo Schmithausen. Segundo o parlamentar, a medida poderia amenizar o trânsito no horário de pico, tendo em vista que o fluxo é menor nas marginais, vias que possuem a preferência. Além disso, Paulinho pergunta se é possível realizar sinalização de ciclorrotas nas marginais da BR-101.

Vereador solicita informações sobre atendimentos pediátricos
Com 16 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº118/2022, proposto pelo vereador Bruno da Saúde (MDB). Referente aos dos atendimentos infantis realizados na Unidade de Pronto Atendimento do Centro Integrado de Saúde (UPA-CIS), o parlamentar solicita que o Município informe: quantos atendimentos pediátricos foram realizados de janeiro a maio de 2022; o tempo médio de espera; quantidade de pediatras na unidade; quantidade de crianças transferidas para o Hospital Infantil Pequeno Anjo no período acima citado; quantidade de atendimentos suspeitos de Covid-19 e a quantidade de funcionários/servidores/terceirizados no atendimento.  Por fim, Bruno questiona se há planos para a construção de um Pronto Atendimento Infantil e, se houver, que o Município informe em que estágio está o projeto.

Vereador faz questionamentos sobre funcionamento do sistema “Libera Fila”
Com 16 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 119/2022, do vereador Marcelo Werner (PSC), para que o prefeito de Itajaí responda: em que data o Libera Fila foi implantado no município? Quais as unidades de saúde estão utilizando o sistema e qual o motivo de outras unidades não utilizarem? Quantas pessoas já se beneficiaram do programa e qual a demanda reprimida antes e após a implantação do Libera Fila? De que forma o sistema está sendo divulgado aos cidadãos? Por fim, o vereador pergunta qual o valor investido no Libera Fila.

Vereador busca informações sobre empregados do Porto
Aprovado com 16 votos o Requerimento nº126/2022, do vereador Beto Cunha (PSDB). O parlamentar solicita que o Município e a Superintendência do Porto de Itajaí informem: quantos empregados públicos do Porto aderiram ao Programa de Desligamento Voluntário (PDV) instituído pela Lei 7.319/21?  Com o término do prazo de adesão aso PDV, quantos empregados ainda fazem parte dos quadros da Superintendência do Porto? Caso a concessão da Autoridade Portuária Pública seja concluída, que alternativa será apresentada aos funcionários? O vereador questiona ainda, se há uma comissão formada para debater o assunto. Por fim, solicita uma série de documentos referentes ao tema.

Moção
Câmara aprova moção de apelo por obras no entorno da BR-101
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou nesta terça-feira (12) a Moção nº 21/2022, proposta pela Mesa Diretora 2021-2022, com 15 votos favoráveis. A moção de apelo é destinada ao Ministro da Infraestrutura e ao Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que seja dada celeridade à análise e aprovação dos projetos apresentados pela concessionária Arteris na revisão quinquenal da concessão da BR-101, relativos ao trecho entre os municípios de Navegantes e Itajaí.  As obras previstas são importantes para qualificar o serviço na rodovia que deverão trazer importantes resultados econômicos e sociais para toda região.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.