[31ª Sessão Ordinária] Projeto proíbe instituições financeiras de oferecer empréstimo por telefone

Medidas serão válidas quando clientes forem aposentados e pensionistas.

#PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores sentados em volta de uma mesa em formato de meia lua no Plenário. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores sentados em volta de uma mesa em formato de meia lua no Plenário. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em primeira discussão e com 11 votos favoráveis, o Projeto de Lei Ordinário nº 163/2021, de autoria da Christiane Stuart (PSC). O projeto proíbe instituições financeiras em Itajaí a oferecer ou realizar empréstimo financeiro com aposentados e pensionistas por meio de ligação telefônica, mensagem de texto ou áudio.

O projeto estabelece ainda que os empréstimos financeiros só poderão ser realizados mediante assinatura de contrato e apresentação de documento oficial do contratante.

O descumprimento da lei poderá acarretar multa de 100 Unidades Fiscais do Município (UFM), o que atualmente equivale atualmente R$ 20,6 mil. Em caso de reincidência, a multa será em dobro.

Na mesma data foi aprovada a Emenda Substitutiva nº 1 ao Projeto de Lei Ordinária nº 163/2021, de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, que faz adequações no texto do projeto.

O projeto passará por uma segunda discussão e, se aprovada, será encaminhada ao Executivo para sanção do prefeito.

Moção

Grupo Pereira recebe homenagem pelos 60 anos de fundação
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou por unanimidade a Moção nº 3/022, de Congratulação e Reconhecimento ao Grupo Pereira pelos 60 anos de fundação. A homenagem é proposta pela vereadora Anna Carolina (PSDB).

Hiltrudes Pereira, mais conhecida como Dona Trude, e seu marido Ignácio Pereira começaram o Comercial Pereira com uma carroça e 13 sacos de farinha em 1962. Atualmente o Grupo Pereira conta com mais de 90 unidades de negócio, 16 mil funcionários e atuação em diversos estados brasileiros.

Entre as empresas do grupo estão Supermercado Comper, Fort Atacadista, distribuidora Bate Forte, Serviços Financeiros Vuon, logística Perlog e farmácia Sempre Fort.

Vereadora pede informações sobre políticas públicas para pobreza menstrual
Com 16 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 94/2022, de autoria da vereadora Fabi Henrique (Progressistas). Tendo em vista que a dificuldade de acesso a absorventes e outros produtos de higiene, conhecida como pobreza menstrual, pode gerar estigma e levar à evasão escolar, a parlamentar solicita informações às secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde sobre a existência de políticas públicas no Município. Entre os questionamentos estão: existe estatística em relação a mulheres e meninas que buscam absorventes nos serviços públicos? O Município possui previsão orçamentária para distribuição de absorventes higiênicos às mulheres carentes?

Vereadora faz questionamentos à Codetran
Com 15 votos, a Câmara aprovou o Requerimento nº 90/2022, proposto pela vereadora Anna Carolina (PSDB). A vereadora questiona ao Executivo e à Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) qual o valor transferido ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset) de 2020 a 2022. A parlamentar solicita ainda, de forma detalhada, qual o valor arrecadado com multas de trânsito;  cópias dos convênios com a Polícia Civil e a Militar e como foram aplicados os recursos arrecadados com as multas de 2020 a 2022. Anna questiona sobre ações de educação para o trânsito, sobre os profissionais responsáveis pelo planejamento e alterações do sistema viário, entre outros.

Vereador questiona se há fila de espera para atendimento a autistas
Do vereador Adriano Klawa, foi aprovado com 15 votos, o Requerimento nº 91/2022. O parlamentar questiona o Município se há uma fila para tratamento de pessoas autistas. Se sim, quantas pessoas aguardam; qual o tempo médio de espera; se procedem os relatos de que a espera seria superior a dois anos e que medidas vem sendo tomadas para diminuir o tempo de espera pelo atendimento.

Festa Nacional do Colono

Candidatas a rainha da Festa do Colono visitam Câmara de Itajaí
A Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu nesta quinta-feira (26), durante a 31ª sessão ordinária, a visita das candidatas a rainha e princesas da 37ª Festa Nacional do Colono. Elas estiveram no Legislativo para divulgar o baile de escolha da realeza da festa, que acontece no dia 4 de junho, no Parque do Agricultor.

Após dois anos de suspensão, a Festa Nacional do Colono está de volta. O evento acontece de 21 a 24 de julho, no Parque do Agricultor, e vai contar com diversas atrações, gastronomia, exposições de animais, entre outros.

Imagens disponíveis na Galeria de fotos.