Plenário da Câmara de Itajaí está totalmente adaptado a pessoas com deficiência

Melhorias incluem instalação de piso podotátil, placas em braile e corrimãos.

#PraTodosVerem a imagem mostra o auditório do plenário da Câmara. Aparecem fileiras de cadeiras, com espaço reservado para cadeira de rodas, degraus, corrimãos e um caminho formado pelo piso podotátil. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra o auditório do plenário da Câmara. Aparecem fileiras de cadeiras, com espaço reservado para cadeira de rodas, degraus, corrimãos e um caminho formado pelo piso podotátil. Foto: Davi Spuldaro / CVI
A partir de agora, quem quiser acompanhar presencialmente as sessões ordinárias e audiências públicas da Câmara de Vereadores de Itajaí vai contar com um espaço completamente adaptado para atender às necessidades das pessoas com deficiência. Neste ano, o Plenário Vereador Arno Cugnier foi repaginado para se adequar à norma de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 9050, que foi atualizada em 2020, e aponta uma série critérios e parâmetros técnicos para que o ambiente fique acessível a todas as pessoas.

Com a reforma, foi realizada a diminuição da inclinação das rampas; padronização dos degraus do mezanino; alteração de mobiliário incompatível com o uso de pessoa em cadeira de rodas; instalação de corrimãos; mudanças no guarda corpo; ampliação da área de circulação entre as poltronas do auditório, instalação de piso podotátil e placas em braile; e espaço reservado para cadeira de rodas.

Além disso, outras melhorias também vão trazer mais acessibilidade à sala de reuniões, conhecida como Plenarinho, que ganhou um banheiro adaptado.

A acessibilidade do Plenário se soma às outras iniciativas já presentes no Legislativo de Itajaí, como rampa de acesso ao primeiro andar; elevador com sinal sonoro e botões em braile; transmissão das sessões com tradução em Libras; banheiros adaptados a pessoas com deficiência e ostomizados; e campanhas publicitárias com legendas, tradução em Libras e audiodescrição.

O presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, vereador Marcelo Werner (PSC), destaca que a acessibilidade é uma prioridade para o Legislativo. “A casa do povo precisa estar adaptada para receber bem todos os itajaienses e proporcionar um ambiente seguros às pessoas com deficiência que desejam acompanhar a discussão de assuntos importantes para a cidade”, ressaltou.