[16ª Sessão Ordinária] Câmara de Itajaí terá comissão para acompanhar castrações de animais de rua

Grupo trabalhará na fiscalização e estudos sobre as castrações.

#PraTodosVerem: imagem da bancada em que ficam os vereadores, no Plenário da Casa. A bancada em formato de semicírculo , em madeira de cor clara, com as vereadoras e vereadores sentados, durante a 16ª sessão ordinária. Ao fundo, atrás dos parlamentares, a parede possui um telão de cada lado, com a transmissão simultânea da sessão e a exibição dos projetos e proposituras em discussão. #PraTodosVerem: imagem da bancada em que ficam os vereadores, no Plenário da Casa. A bancada em formato de semicírculo , em madeira de cor clara, com as vereadoras e vereadores sentados, durante a 16ª sessão ordinária. Ao fundo, atrás dos parlamentares, a parede possui um telão de cada lado, com a transmissão simultânea da sessão e a exibição dos projetos e proposituras em discussão.
Aprovado em única discussão, com 13 votos favoráveis, o Projeto de Resolução nº 8/2021, de autoria da Mesa Diretora da Câmara. O projeto cria a Comissão Especial de Acompanhamento, Fiscalização e Fomento de Estudos sobre o Processo de Castração de Animais de Rua.

A Comissão será formada por cinco membros, nomeados por Ato da Presidência. O grupo terá prazo de 60 dias, prorrogável por igual período, a contar da data de instalação para conclusão e apresentação de relatório final à Mesa Diretora.

Cinemas de Itajaí deverão realizar ao menos uma sessão para autistas por mês
Com 13 votos favoráveis, foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 115/2021, do vereador Rubens Angioletti (Podemos). O PLO obriga as salas de cinema de Itajaí a reservar uma sessão mensal para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

As sessões especiais contarão com iluminação reduzida, som mais baixo que o volume regular e não exibirão trailer no início do filme. As pessoas com transtorno do espectro autista e seus familiares terão acesso irrestrito à sala de cinema, podendo entrar e sair ao longo da exibição.

O projeto prevê ainda, que as sessões sejam identificadas com o símbolo mundial do espectro autista, que deverá ser afixado na entrada da sala de exibição.

A proposta passará por mais um turno de discussões e votação e se aprovado novamente será enviado para a sanção do prefeito.

Câmara participa das negociações entre o Sindicado dos Servidores e Prefeitura
A 16ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí, realizada nesta terça-feira (29), contou com suspensões regimentais para que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Foz do Rio Itajaí (Sindifoz), o presidente da Casa, vereador Marcelo Werner (PSC), e o prefeito de Itajaí, Volnei Mortastoni, pudessem negociar sobre as reivindicações dos servidores públicos municipais.

Entre os pontos em negociação, esteve o possível desconto em folha dos dias em que os profissionais da Educação ficaram paralisados, na greve realizada pela categoria no início deste mês. Após a reunião com o governo municipal, os vereadores receberam profissionais do Magistério e representantes do Sindifoz, para debater o Pedido de Urgência do Executivo nº 6/2022 ao Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 11/2022, que propõe a incorporação de cinco tipos de gratificação na carreira do Magistério.

O pedido de urgência foi rejeitado após receber 14 votos contrários e um voto favorável. Assim, o PLC seguirá em tramitação na Câmara. As negociações devem prosseguir nesta quarta-feira.

Imagens disponíveis na Galeria de fotos
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.