Câmara de Itajaí discute poluição sonora e perturbação do sossego em audiência pública

Estudos para modificação da legislação estão entre encaminhamentos do encontro.

#PraTodosVerem: a foto mostra as autoridades em volta de uma mesa em formato de meia lua. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra as autoridades em volta de uma mesa em formato de meia lua. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na noite desta segunda-feira (28) uma audiência pública para debater poluição sonora e perturbação do sossego. O encontro foi presidido pela vereadora Anna Carolina (PSDB) e teve a participação da 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itajaí, Delegacia de Delitos de Trânsito e Crimes Ambientais, Polícia Militar, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano e de Segurança e Codetran.

O diretor de licenciamento do INIS, Felipe Lima, iniciou a discussão fazendo uma diferenciação entre poluição sonora, que é um crime ambiental, e a perturbação do sossego, que é uma contravenção penal. Na sequência, os convidados falaram sobre as atividades desenvolvidas pelos órgãos em que atuam.

A comunidade participou da audiência pública fazendo perguntas às autoridades e, principalmente, desabafos sobre experiências com barulho e denúncias realizadas de diversos tipos de estabelecimentos.

Ao final, a vereadora Anna Carolina fez suas considerações com encaminhamentos da audiência pública. Entre eles, o pedido de estudos para modificação da legislação para exigir projeto acústico para licenciamento de determinados estabelecimentos e alteração nas atribuições da Guarda Municipal, para que possam contribuir com Polícia Militar na fiscalização de perturbação de sossego.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.