[40ª Sessão ordinária] Aprovado projeto que transfere R$ 2,9 milhões do Fundo Municipal de Saúde

Valor será utilizado para serviços médicos e laboratoriais, aquisição de insumos e medicamentos.

#PraTodosVerem: a imagem mostra os vereadores no plenário durante a sessão. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a imagem mostra os vereadores no plenário durante a sessão. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
O Projeto de Lei Ordinária nº 110/2021, do Executivo Municipal, foi aprovado em segunda discussão com 10 votos favoráveis e dois contrários. O projeto autoriza a Prefeitura de Itajaí a abrir crédito suplementar de cerca de R$2,9 milhões para atender as despesas do Fundo Municipal de Saúde.

Os recursos serão utilizados para serviços médicos e laboratoriais, aquisição de insumos e medicamentos no atendimento da atenção básica, da assistência farmacêutica e das ações de média e alta complexidade. Os recursos são transferidos de dotações do próprio Fundo Municipal de Saúde e se deve à demanda que não estava prevista no orçamento original em razão da continuidade da pandemia.

O projeto será encaminhado ao Executivo Municipal para sanção do prefeito.

Requerimentos

Vereador faz questionamentos sobre número de alunos matriculados no Bairro Itaipava
De autoria do vereador Osmar Teixeira (Solidariedade), foi aprovado com 12 votos favoráveis o Requerimento nº 103/2021. O parlamentar solicita informações à Prefeitura de Itajaí sobre alunos matriculados no bairro Itaipava. Entre os questionamentos estão: qual o número de vagas para creches e ensino fundamental no Bairro Itaipava e quantas estão atualmente matriculadas; se existe previsão de construção de novas unidades educacionais. Além disso, o parlamentar pergunta se existem estudos para melhorar o trânsito próximo da Escola Judith Duarte de Oliveira; e se está programado reparos emergenciais em sala da escola que foi danificada pelo acúmulo de folhas na calha.

Vereador faz questionamentos sobre coleta de sangue em Itajaí
O Requerimento nº 141/2021, de autoria do vereador Maurílio Moraes (Progressistas), foi aprovado com 13 votos favoráveis. O parlamentar questiona a Secretaria do Estado da Saúde sobre a coleta de sangue em Itajaí. Entre os questionamentos estão: qual o cronograma de coletas externas do Hemosc em Itajaí para o ano de 2021;
 se existe previsão para instalação de Hemocentro ou de uma Unidade de Distribuição de Sangue em Itajaí para atender a demanda da região da Foz do Rio Itajaí; e se as doações de sangue atuais conseguem atender a demanda dos hospitais da região.

Moção

Empresário do ramo pesqueiro recebe homenagem na Câmara
A Câmara de Vereadores de Itajaí entregou nesta terça-feira (29) a Moção nº 7/2021, de congratulações e reconhecimento ao Sr. Luiz Teixeira da Costa, pelos 50 anos de serviços prestados na área da Pesca e sua contribuição ao desenvolvimento do setor na cidade de Itajaí. A moção proposta pelo vereador Paulinho Amândio, foi aprovada por todos os vereadores presentes.

Luiz Teixeira da Costa, popularmente conhecido como Pão de Milho, é nativo da Praia do Porto, em Imbituba. Nascido em uma família humilde de 13 irmãos, desde muito cedo aprendeu o ofício da pesca. Neste setor, trabalhou como cozinheiro, gelador, caiqueiro, ajudante de proa, proeiro e mestre. Anos depois, com o irmão Vavá (in memoriam) teve sucesso ao inovar na forma de trabalhar com as traineiras. Nos anos de 1990 adquiriu sua própria embarcação e expandiu seus negócios, tornando-se um empresário consolidado e gerando diversos empregos na cidade. Com mais de 50 anos de serviços prestados, formando centenas de profissionais, Pão de Milho orgulha-se em dizer que é um pescador.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.