[34ª Sessão Ordinária] Projeto autoriza crédito de R$ 1,3 milhão para Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana

Recursos são provenientes do cancelamento da Festa do Colono.

#PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores no plenário, durante a sessão ordinária. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores no plenário, durante a sessão ordinária. Foto: Davi Spuldaro / CVI
O Projeto de Lei Ordinária nº 64/2021, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado em primeira discussão, com 16 votos favoráveis. O projeto autoriza a abertura de crédito adicional suplementar de até R$ 1,3 milhão para a Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana.

Os recursos serão transferidos de dotações da própria Secretaria e serão utilizados para implementação das ações e serviços de infraestrutura e urbanização na área rural e ampliação e manutenção da patrulha mecanizada.

O projeto passará pela segunda votação na próxima sessão e, se aprovado, será encaminhado para sanção do prefeito.

Projeto acaba com o recesso parlamentar de julho
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, nesta terça-feira (1º), o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) nº 1/2021, de autoria do vereador Rubens Angioletti (Podemos).  A proposta recebeu 17 votos favoráveis.

O projeto altera a Lei Orgânica do Município e acaba com o recesso parlamentar do meio do ano, que atualmente é de 19 a 31 de julho. Com a mudança na lei, as sessões ordinárias devem acontecer às terças e quintas-feiras, às 16h, de 1º de fevereiro a 20 de dezembro.

O Projeto de Emenda à LOM deverá ser promulgado pelo presidente do Legislativo.

Aprovada moção de apelo pela aprovação do piso nacional da enfermagem
Com os votos favoráveis de todos os vereadores presentes, foi aprovada a Moção nº 6/2021, de autoria do vereador Bruno da Saúde (MDB). A Moção de Apelo é destinada ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM), pelo agendamento e aprovação do Projeto de Lei 2564/2020, que trata do piso nacional da enfermagem, de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede).

Além de estabelecer um piso nacional para a categoria, o projeto visa a redução de jornada de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem para 30 horas semanais e seis horas diárias, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e objetiva evitar doenças ocupacionais, físicas e psíquicas ocasionadas pela jornada excessiva de trabalho.

Vereador faz questionamentos sobre serviços da Celesc
Com 14 votos, foi aprovado o Requerimento nº 117/2021, do vereador Vanderley Dalmolin (MDB). O vereador solicita a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) que responda os seguintes questionamentos, referentes ao fornecimento de energia no Brilhante II: por que há quedas de energia, constantemente, na localidade e se a Celesc está providenciando melhorias nesse sentido; se a Celesc tem feito algo para corrigir o endereço das faturas da Rua Rodolpho Girardi, que tem sido entregues na Rua José Marcelino. O vereador questiona ainda se já foi estipulado um prazo para resolução desses problemas.

Vereador faz questionamentos sobre o estacionamento rotativo
Foi aprovado com 15 votos o Requerimento nº 119/2021, do vereador Beto Cunha (PSDB). Cunha questiona o Município sobre a antiga concessão para exploração do estacionamento rotativo na cidade, encerrada em 2020: qual o valor pago ao Município pela exploração de vagas além das previstas nesse contrato? De que forma foram pagos os valores apontados no Parecer 22/2018, da Procuradoria-Geral do Município, por essas vagas adicionais? A empresa concessionária contestou os valores? De que forma o Município está cobrando esses valores? Qual a previsão para início da operação em uma nova concessão? No novo contrato está prevista a destinação de parte da renda a entidades assistenciais? O vereador pede que sejam enviados documentos que comprovem as respostas.

Vereador questiona sobre a convocação de guardas municipais aprovados em concurso
Com 16 votos, foi aprovado o Requerimento nº 120/2021, da Comissão de Segurança Pública e Defesa Civil da Câmara. Referente à convocação dos excedentes do concurso da Guarda Municipal para as demais etapas da seleção: quantos agentes já deixaram a Guarda desde a sua efetivação? Diante da falta de efetivo, há possibilidade de convocação dos 34 excedentes do concurso para a realização das demais etapas e futura efetivação? Considerando que seriam necessários oito meses para conclusão de todas as etapas, é possível dar andamento à chamada dos aprovados ainda neste ano, sem confronto com a legislação vigente? A Comissão solicita ainda que seja informada a data em que serão chamados os excedentes e, caso não exista intenção de chamá-los, que a Prefeitura explique o motivo.
As imagens estão disponíveis na Galeria de Fotos.
Créditos: Davi Spuldaro/CVI.

Outras fotos