[15ª Sessão Ordinária] Aprovado projeto que reestrutura Conselho Municipal para acompanhamento e controle social do Fundeb

Mudanças são necessárias para adequação à Lei Federal.

#PraTodosVerem: imagem do Plenário, com os vereadores sentados, durante a 15ª sessão ordinária. Na parede ao fundo,  no meio, o brasão do Legislativo com o o texto "Câmara de Vereadores de Itajaí" e um telão de cada lado, onde é exibida a sessão. Crédito Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: imagem do Plenário, com os vereadores sentados, durante a 15ª sessão ordinária. Na parede ao fundo, no meio, o brasão do Legislativo com o o texto "Câmara de Vereadores de Itajaí" e um telão de cada lado, onde é exibida a sessão. Crédito Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em única discussão e em regime de urgência, o Projeto de Lei Ordinária nº 61/2021, de autoria do Executivo Municipal. O projeto reestrutura o Conselho Municipal de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O projeto recebeu 12 votos favoráveis.

Segundo o projeto, a mudança é necessária para adequação à Lei Federal 14.113/2020. Entre as mudanças está a inclusão de representantes de escolas de campo e de organizações da sociedade civil na composição do Conselho.

Com a aprovação, o projeto será encaminhado agora ao Executivo Municipal, para a sanção do prefeito.

Projeto explicita procedimentos para desconto e parcelamento de multas aplicadas pelo Procon

Com 13 votos favoráveis, a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei Ordinária nº 38/2021. Com autoria do Executivo Municipal, o projeto altera a Lei nº 6855, explicitando os procedimentos para a solicitação de desconto e parcelamento das multas emitidas pela Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon de Itajaí).

Segundo o projeto, o responsável pelo pagamento deverá manifestar interesse no parcelamento até o décimo dia do recebimento da notificação. Serão concedidos 30% de desconto para o pagamento em parcela única, em até 10 dias, e 20% para o pagamento parcelado, com pagamento da primeira parcela em até dez dias.

Segundo o projeto, o motivo da explicitação é possibilitar a disponibilização da guia de pagamento em tempo razoável, o que a redação atual da legislação estava dificultando.

O projeto passará pela uma segunda discussão e, se aprovado, será encaminhado ao Executivo Municipal para sanção do prefeito.

Câmara homenageia Obra Social Parque Dom Bosco por 60 anos de fundação
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, com 14 votos favoráveis, a Moção nº 3/2021, de Congratulação e Reconhecimento à Obra Social Parque Dom Bosco. A homenagem é em razão do aniversário de 60 anos de fundação da organização, comemorado em 25 de março. A proposição é do vereador Beto Cunha (PSDB).

O Parque Dom Bosco foi fundado em 25 de março de 1961, pelo salesiano Aquilino Minella. A intenção inicial era de evangelizar a juventude, mas a partir de 1963 agregou o caráter social, oferecendo cursos de corte e costura, barbeiro, serviços de farmácia e ambulatório. Com o passar do tempo, outros cursos foram sendo oferecidos pela organização.

O Parque Dom Bosco atende atualmente mais de 800 crianças, adolescentes e jovens, e possui mais de 40 funcionários na estrutura organizacional.

Requerimentos
Vereador faz questionamentos sobre Ferry Boat que faz travessia entre Itajaí e Navegantes
De autoria do vereador Odivan Linhares Mamão (PSB), foi aprovado com 16 votos o Requerimento nº 40/2021, que solicita informações ao Governo do Estado sobre o contrato com a empresa NGI Sul para travessia de Ferry Boat entre Itajaí e Navegantes. Entre os questionamentos estão: quando foi firmado o contrato e o período da concessão do serviço; qual a forma de fiscalização e quais os parâmetros utilizados para a fixação da tabela de valores.

Vereador questiona Estado sobre situação da Rodovia Jorge Lacerda
Do vereador Osmar Teixeira (SD), foi aprovado o Requerimento nº 15/2021, com 15 votos favoráveis. O vereador solicita que o Departamento Estadual de Trânsito repasse as seguintes informações: existe previsão para a instalação de uma lombada física ou eletrônica na Rodovia Jorge Lacerda, após acesso ao Bairro Santa Regina? O governo do Estado tem conhecimento dos graves acidentes, inclusive fatais, no trecho? O Estado tem o controle de tráfego na localidade e há agentes de trânsito fiscalizando o trecho em horários de pico? Existe projeto para implantação de um elevado no local? Existe projeto para implantação de uma passarela entre as localidades do Portal I e II? O vereador ainda questiona a falta de ações do Estado diante da situação e requer cópia dos projetos mencionados acima, caso estejam concluídos.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.